Coronavírus

São Paulo Fase vermelha está em vigor em SP. Confira o que mudou no estado

Fase vermelha está em vigor em SP. Confira o que mudou no estado

Medida começou a ser adotada a 0h de sábado e vale até 19 de março. Toque de restrição para circulação vigora das 20h às 5h

  • São Paulo | Do R7

Toque de restrição deve ser seguido das 20h às 5h

Toque de restrição deve ser seguido das 20h às 5h

Carla Carniel/Reuters - 06.03.2021

Entrou em vigor a Fase Vermelha do Plano São Paulo contra a covid-19 a 0h de sábado (6) e todo o estado passou a obedecer a regras mais rígidas de funcionamento. Este é o primeiro domingo de restrição. Nesta etapa, podem funcionar apenas serviços considerados essenciais, como igrejas, indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados.

Também podem funcionar serviços em construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo.

O governo paulista e o Centro de Contingência de Covid-19 impuseram a mudança na tentativa de contar a alta de casos, mortes e internações no estado. A medida valerá até o dia 19 de março.

Arte R7

Veja o que pode, o que não pode funcionar e como fica a circulação no estado e na capital paulista:

Toque de restrição

Além das regras previstas na fase mais rigorosa do plano São Paulo, funciona ainda o toque de restrição, que estará em vigor a partir das 20h em todas as regiões do estado, com recomendação para circulação restrita em vias públicas e fiscalização ampliada até as 5h. O governo esclareceu que o toque de recolher tem como objetivo impedir a realização de eventos e festas que gerem aglomerações e não de abordar pessoas que estejam trabalhando neste horário.

Comércios e serviços não essenciais

Estes serviços e estabelecimentos só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Serviço de entrega

O atendimento presencial em restaurantes, comércios e lanchonetes fica proibido, mas os serviços de entrega podem funcionar normalmente. Shopping centers, academias, salões de beleza e barbearias também não podem abrir. Eventos, convenções e atividades culturais presenciais estão proibidas.

Capital

Secretaria Municipal de Saúde

Por questão de segurança, a partir da sexta-feira (5), novos agendamentos para cirurgias eletivas serão suspensos nos hospitais municipais da capital. As cirurgias que estavam marcadas até esta data serão realizadas. As cirurgias de emergência também serão realizadas normalmente. Os Hospitais Dia continuarão fazendo os agendamentos e as cirurgias sem interrupção.

Por conta do aumento significativo de casos da Covid-19, a SMS ampliou nos últimos três dias mais 170 leitos de UTI e 258 leitos de enfermaria exclusivos ao acolhimento e tratamento de pacientes diagnosticados com a Covid-19 no município. Caso seja necessário, outros leitos serão ampliados na cidade São Paulo.

Esses leitos foram instalados nos seguintes hospitais municipais: Moyses Deutsch (M’Boi Mirim), 90 de UTI e 130 de enfermaria, no Carmino Caricchio, 10 leitos de UTI e 20 de enfermaria, no Gilson de Cássia Marques de Carvalho, 10 leitos de UTI e 8 de enfermaria, e no HM Tide Setubal, 26 de UTI. No Hospital Cantareira, 100 leitos de enfermaria, e no hospital da Brasilândia, 34 leitos de enfermaria foram transformados em UTI.

Desde o início da pandemia, a gestão municipal atuou de maneira emergencial e efetiva na ampliação de leitos. Antes da Covid-19, a cidade contava com 507 leitos de UTI e, no auge da pandemia, alcançou 1.340 leitos.

Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes

A pasta vai suspender o atendimento presencial a partir do dia 6 de março. As solicitações dos principais serviços poderão ser feitas por e-mail ou pelos canais digitais. O cadastro para isenção do rodízio municipal de veículos também pode ser feito pelo SP156, em processo totalmente on-line.

Secretaria Municipal de Cultura

Os atendimentos presenciais de todos os espaços culturais da cidade de São Paulo estão suspensos durante a Fase Vermelha do Plano São Paulo, com início no sábado, dia 6 de março.

Bibliotecas, centros culturais e outros espaços passam a funcionar apenas através de atividades online. Os eventos para o Mês do Hip Hop e Mês da Mulher, também serão exclusivamente virtuais e com regras rígidas sobre os protocolos de segurança na produção, serão realizados conforme a programação.

O Festival Verão Sem Censura, programado para a segunda quinzena de março, será adiado. O Plano de Amparo à Cultura, lançado em fevereiro, continua sendo executado normalmente nesse período.

Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania

A Casa da Mulher Brasileira segue de plantão 24h para atendimento às mulheres vítimas de violência. Os Centros de Cidadania e Referência da Mulher vão funcionar de segunda a sexta das 10h às 16h. Também vão funcionar em horário reduzido, das 10h às 16h,  os Centros de Cidadania LGBTI e o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI).

Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia

O atendimento em unidades do Descomplica SP, Fab Lab e Telecentros será temporariamente suspenso a partir de sábado (6). As datas agendadas serão canceladas. As unidades já trabalhavam com restrição no atendimento, feito apenas por meio de agendamento prévio.

Secretaria Municipal de Educação

As escolas seguem com atendimento presencial não obrigatório com até 35% dos alunos e optativo às famílias.

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social

Os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS funcionarão mediante agendamento prévio eletrônico por meio do Portal e da Central 156. Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS, Centros POP e serviços da média complexidade atenderão situações de violações de direitos, seguindo os protocolos sanitários.

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer

Os Centros Esportivos e os Clubes da Comunidade (CDCs) vão estar fechados a partir deste fim de semana, conforme determinação do governo do Estado. O atendimento presencial está suspenso. Nenhuma atividade está permitida.

Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente

Todos os parques municipais urbanos e naturais permanecem fechados entre os dias 6 e 19 de março.

Últimas