Feriado desta segunda-feira altera serviços em SP. Veja quais

Com a antecipação do feriado, São Paulo encerra mega feriado de seis dias para tentar frear a disseminação do novo coronavírus com isolamento social

Aeroporto de Congonhas vazio em São Paulo na última sexta-feira (22)

Aeroporto de Congonhas vazio em São Paulo na última sexta-feira (22)

RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Com o feriado prolongado antecipado pela prefeitura e governo do estado de São Paulo, será comemorada nesta segunda-feira a Revolução Constitucionalista de 1932. A nova data comemorativa vai encerrar um megaferiado de seis dias na capital paulista, medida da gestão estadual e municipal para frear a disseminação do novo coronavírus.

Leia mais: Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

A medida é uma das estratégias do governo estadual para tentar aumentar o isolamento social, principal forma de combate à pandemia de covid-19. O estado está em quarentena até o próximo dia 31 de maio. O rodízio de veículos ficará suspenso até esta segunda-feira. O estado de São Paulo é o epicento da doença, com mais de 70 mil casos confirmados.

Veja funcionamento dos serviços na cidade de São Paulo

Saúde

Funcionarão de forma ininterrupta hospitais, prontos-socorros, AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais) 24hUPAs (Unidades de Pronto Atendimento), funcionarão o dia todo.

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os AEs (Ambulatórios de Especialidades) e a RME (Rede Municipal Especializada) em doenças sexualmente transmissíveis (DST)/Aids ficarão abertas na segunda-feira (25), das 7h às 19h,.

As AMA/UBS Integradas funcionam com pronto atendimento, na maioria das unidades,  das 7h às 22h. As unidades AMA 12h, o CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) e as UVIs (Unidades de Vigilância em Saúde) também atenderão.

As AMA Especialidades e os Hospitais Dia, que abrem de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h,estarão atendendo normalmente  no feriado antecipado de 9 de julho.

Bancos

As agências Caixa funcionarão normalmente, das 8h às 14h, para atendimento do Auxílio Emergencial. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o funcionamento dos demais bancos também será normal.

Ônibus

Permanecerão em circulação 5.991 veículos para atender 1.013 linhas, incluindo as 150 noturnas.

O atendimento nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes, permanecerá das 6h às 22h. Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas.

Todos os cartões do Bilhete Único Especial PCD com data de validade a partir de 23 de março foram revalidados automaticamente por até 90 dias.

Metrô

O metrô deve funcionar normalmente na segunda-feira.

Rodízio

O Rodízio Municipal de Veículos ficará suspenso até segunda-feira (25).

Abastecimento

As feiras livres não funcionam às segundas-feiras. Veja o funcionamento dos mercados municipais e sacolões no site da prefeitura.

Assistência Social

Os serviços de administração direta e os Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua permanecerão fechados na segunda-feira (25).

Cidade Solidária

Os postos continuam recebendo as doações todos os dias, das 10h às 17h, assim como os que estão localizados nas estações de metrô, CPTM, EMTU e terminais de ônibus.

Direitos Humanos

A Casa da Mulher Brasileira trabalha no período em esquema de plantão, 24  horas, todos os dias, incluindo final de semana. Já a Divisão de Desaparecidos atende por Whatsapp (11 97549-9770)

Ecopontos

As unidades funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados das 6h às 18h. Consulte as regras e endereços

Educação

As aulas à distância estarão suspensas durante o feriado e retornam a partir desta terça-feira (26).

Esportes

Os Centros Esportivos continuam fechados por tempo indeterminado.

Planetários

Os planetários do Ibirapuera e do Carmo permanecerão fechados

Trabalho

As 13 unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), da Prefeitura de São Paulo, estarão fechadas na segunda-feira (25), em decorrência da antecipação do feriado. Clique aqui e saiba mais.

Parques

Todos os parques municipais continuam fechados por tempo indeterminado.

O Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAs), do Pq. Anhanguera, abrirá das 8h às 12h apenas para casos de urgência/emergência e apreensões da GCMambiental. Já a Divisão Técnica de Medicina Veterinária do Parque Ibirapuera estará fechada.

A remoção de animais silvestres encontrados pela população pode ser feita pelo atendimento da Guarda Civil Ambiental, acionada pelo telefone 153.

Veja cenas da nova rotina da cidade de São Paulo em meio à pandemia