São Paulo Filhote de jaguatirica é resgatada em beira de estrada em Cotia (SP)

Filhote de jaguatirica é resgatada em beira de estrada em Cotia (SP)

Com cerca de um mês vida, animal foi levado ao Zoológico Municipal de São Bernardo, onde será avaliada a possibilidade de voltar à natureza

  • São Paulo | Letícia Dauer, da Agência Record

Uma filhote de jaguatirica com cerca de um mês de vida foi resgatada na beira de uma estrada na cidade de Cotia, na região metropolitana de São Paulo, nesta segunda-feira (23). 

Jaguatirica resgatada e levada para o zoo São Bernardo do Campo

Jaguatirica resgatada e levada para o zoo São Bernardo do Campo

Divulgação - 24.11.2020

A pequena felina estava cercada por cães, sem sinais aparentes de ferimentos. Após o resgate, agentes da Polícia Militar Ambiental encaminharam o animal ao Zoológico Municipal de São Bernardo, no ABC Paulista, a cerca de 80 km do local. 

Referência na recuperação de animais silvestres, o zoológico, localizado nas dependências do Parque Estoril, é a única instituição voltada ao cuidado animal silvestre do Grande ABC. 

Leia também: Sozinhas e sem comer, crianças são retiradas de casa em Jandira (SP)

A jaguatirica, também chamada de gato-do-mato ou gato-do-mato-pequeno, é um felino originário da América Central e América do Sul. O exemplar resgatado se encontra bem, com saúde estável e deve passar nos próximos dias por uma bateria de exames para, depois, ser vermifugada e vacinada.

Por se tratar de um animal muito jovem, a equipe veterinária analisará pelos próximos dias o comportamento e as condições da filhote para determinar se ela poderá retornar a natureza.

Veja também: MP denuncia policial por morte de jovem na zona sul de SP

De janeiro a novembro deste ano, 508 animais foram acolhidos pela equipe do Zoo de São Bernardo, para onde são destinadas espécies silvestres encontradas nas sete cidades do Grande ABC.

Certificado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Zoológico conta com 70 espécies e cerca de 250 animais, sendo grande parte vindos da Mata Atlântica da região.

Últimas