Logo R7.com
Logo do PlayPlus

'Fluxo' volta à antiga Cracolândia após um mês na praça Princesa Isabel

Ao menos 400 pessoas se reuniam no local de onde foram retirados em 21 de maio

São Paulo|Gustavo Basso, do R7

Usuários de crack deixaram a Praça Princesa Isabel e voltaram à chamada Antiga Cracolândia
Usuários de crack deixaram a Praça Princesa Isabel e voltaram à chamada Antiga Cracolândia

No mesmo dia em que a operação policial que o ‘expulsou’ para a praça Princesa Isabel completou um mês, o fluxo de dependentes, moradores de rua e traficantes voltou para a área da chamada Antiga Cracolândia, próximo às ruas Helvétia e alameda Dino Bueno, no final da noite desta quarta-feira (21). 

Cerca de 400 pessoas deixaram a praça e se reuniram na praça localizada na esquina da Helvétia com a Alameda Cleveland. O local era o ponto de encontro do fluxo até 2014, quando a Prefeitura de São Paulo desmontou uma ‘favelinha’ montada ao longo da rua durante a gestão Haddad.

Fotos: Megaoperação na cracolândia completa um mês

Segundo frequentadores ouvidos pela reportagem do R7 por volta da 0h30 desta quinta-feira (22), a ‘mudança’ da Princesa Isabel para a Antiga Cracolândia ocorreu próximo das 21h sem orientação da Polícia Militar ou da GCM (Guarda Civil Metropolitana).


“Eles vieram como uma tropa, todos juntos de uma vez, e pararam ali na pracinha. Não houve comando de ninguém aparentemente”, afirmou um responsável pela tenda da prefeitura na rua Helvétia que não quis se identificar.

Pedro Henrique dos Santos, usuário de droga frequentador da Cracolândia e morador de um abrigo da prefeitura na Barra Funda, a única orientação das autoridades veio somente após a instalação do fluxo no novo espaço:


— Uns agentes da GCM foram até ali e disseram que eles podem ficar na pracinha desde que não fechem a rua. Se fechassem a rua, aí eles iriam invadir.

A praça Princesa Isabel era considerada a Nova Cracolândia desde que uma megaoperação policial, no último dia 21 de maio, prendeu 53 pessoas, apreendeu mais de 12 kg de crack, e acabou dispersando os usuários por 22 pontos do centro da capital; a maioria acabou se reagrupando nos dias seguintes na praça localizada a 400 metros do local da ação, na esquina da rua Helvétia e alameda Dino Bueno.


Em 11 de junho o governador Geraldo Alckmin e o prefeito de São Paulo, João Doria, O governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria, ambos do PSDB, afirmaram que a concentração de pessoas não voltaria à Antiga Cracolândia. “Não vai voltar para a (rua) Helvétia, não vai voltar", afirmou Alckmin em coletiva de imprensa dentro do prédio de acolhimento do Programa Recomeço do governo estadual, após passar de carro em meio aos viciados então localizados na rua Helvétia após uma operação que os retirou da Princesa Isabel por poucas horas.

"Não há a menor hipótese de a Rua Helvétia, a Dino Bueno voltarem a ter o status que já tiveram no passado. Essa hipótese é zero, seja pela ação do Estado, seja pela ação do município", completou Doria.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.