Coronavírus

São Paulo Guarulhos (SP) fiscaliza comércio em 1º dia de passaporte da vacina

Guarulhos (SP) fiscaliza comércio em 1º dia de passaporte da vacina

Nesta quarta, agentes averiguaram 55 estabelecimentos no centro da cidade. Maioria cumpria as determinações, diz a prefeitura

  • São Paulo | Do R7

Fiscalização visitou estabelecimentos entre a manhã e a noite de quarta-feira

Fiscalização visitou estabelecimentos entre a manhã e a noite de quarta-feira

Divulgação/Prefeitura de Guarulhos

A prefeitura de Guarulhos (SP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, fiscalizou estabelecimentos comerciais no primeiro dia de cumprimento das medidas do chamado ‘passaporte da vacina’, nesta quarta-feira (1º). A medida exige a apresentação do comprovante de imunização contra a covid-19 para a entrada de clientes em restaurantes, academias, bares, cinemas, entre outros.

Segundo a gestão municipal, a maioria dos locais verificados cumpria com as determinações. Foram, ao todo, 55 estabelecimentos fiscalizados no centro da cidade.

Pela manhã, os fiscais foram a padarias, academias e lanchonetes. À noite, averiguaram bares e restaurantes na rua Tapajós, onde são comuns as reclamações a respeito de descumprimento de normas na pandemia.

"Nós não queremos punir ninguém. Até por isso, em primeira visita ao estabelecimento, caso eles não estejam cumprindo, não serão autuados, apenas advertidos sobre a necessidade. Na segunda, aí sim, serão autuados", afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Bruno Gersósimo.

Já informados sobre a obrigatoriedade da vacinação para a entrada de seus frequentadores, de acordo com a prefeitura, os estabelecimentos receberam um ofício a fim de reforçar a importância da medida para garantir a segurança e saúde dos clientes e funcionários.

Passaporte da vacina

Assim como a cidade de São Paulo, Guarulhos também aplicou a medida que obriga a apresentação do comprovante de vacinação contra a covid-19 para clientes acima dos 18 anos.

Além do próprio cartão vacinal, o frequentador pode apresentar fotos do cartão ou o comprovante digital, disponível no aplicativo Poupatempo Digital. A carteira digital também pode ser baixada e impressa. 

Os estabelecimentos inclusos nesta medida são restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, academias, museus, cinemas, teatros e shows com público sentado.

Últimas