São Paulo Guarulhos também contraria governo e antecipa retomada 

Guarulhos também contraria governo e antecipa retomada 

Prefeitura justifica decisão afirmando que ampliou capacidade de leitos de UTI e que deve receber respiradores do governo federal em breve

  • São Paulo | Do R7

Pedestres
 na rua Dom Pedro II, na cidade de Guarulhos, nesta sexta

Pedestres na rua Dom Pedro II, na cidade de Guarulhos, nesta sexta

FEPESIL/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO- 12/06/2020

A cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo, antecipou para esta sexta-feira (12), ponto facultativo do feriado de Corpus Christi, o início da retomada econômica previsto para a próxima segunda. A medida contraria o Plano São Paulo, elaborado pelo governo do estado para regular o retorno das atividades em meio à pandemia do novo coronavírus.

Leia também: Colombianos ainda aguardam resgate no aeroporto de Guarulhos

Na semana passada, os prefeitos de municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Grande ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) assinaram, uma resolução que flexibilizou, também antes do previsto pelo governo, a quarentena estipulada para o combate à pandemia.

De acordo com a prefeitura de Guarulhos,  foram antecipadas "a segunda fase e a terceira fases, previstas para começarem respectivamente nos dias 15 e 22 de junho". No entanto, a cidade segue classificada na fase 1, vermelha, do plano estadua, que é de alerta máximo. Os municípios submetidos a essa classificação estão em fase de contaminação, com liberação apenas para serviços essenciais.

Fases previstas no Plano São Paulo

Fases previstas no Plano São Paulo

Arte R7

A fase 2, laranja, prevista para ser adotada pelos municípios da Grande São Paulo apenas na segunda-feira, é considerada de atenção, com eventuais liberações. Nesta etapa, em que a cidade de São Paulo está desde 1º de junho e permanece até o dia 22,  podem ser reabertos, porém com restrições, escritórios, concessionárias, atividades imobiliárias, shopping centers e comércio.

Exclusiva ao R7: "O vírus escancarou a distorção social que temos em SP", diz Covas

A fase 3 é considerada de flexibilização. Uma etapa controlada e com maior liberação das atividades. Nela, podem operar, sem restrições, atividades imobiliárias, concessionárias e escritórios. Podem operar com restriçõs bares, restaurantes e similares, comércio, shopping centers e salões de beleza. 

Veja também: Lojas e shoppings de SP abrem com horários escalonados, mas há filas

A prefeitura de Guarulhos justificou a antecipação da passagem da fase 1 para a fase 3 alegando aumento do número de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). De acordo com a gestão municipal, Guarulhos terá, ainda nesta sexta-feira (12), mais 32 leitos exclusivos para tratamento da covid-19, provenientes do aluguel em hospitais particulares e da expansão do Centro de Combate ao Coronavírus (3C-Gru), no Parque Cecap.

Mudança de faseamento do Plano SP anunciada em 10 de junho só vale a partir de segunda (15)

Mudança de faseamento do Plano SP anunciada em 10 de junho só vale a partir de segunda (15)

Arte R7

Há dez dias, os leitos municipais das UTIs na cidade ficaram completamente ocupados devido à pandemia de covid-19.  

Além disso, após reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, a prefeitura diz que espera receber mais 17 respiradores e outros três móveis para serem instalados em ambulâncias.

De qualquer forma, a gestão municipal afirma que a população deve sair apenas em caso em caso de necessidade. Os comércios operarão sob novas protocolos de higiene, que preveem a disponiblização de álcool em gel 70%, aferição de temperatura corporal em estabelecimentos acima de 100 m², a obrigatoriedade de máscaras, entre outras regras. 

Leia também: Covid-19: O que muda na Grande SP com o afrouxamento das regras

Entre os categorias que poderão reabrir, com restrições, estão shoppings, igrejas, cabeleireiros, e templos religiosos.  

O que pode abrir em cada fase do Plano SP

O que pode abrir em cada fase do Plano SP

Arte/R7

Últimas