Novo Coronavírus

São Paulo Hospital de Campanha do Pacaembu completa um mês de operação

Hospital de Campanha do Pacaembu completa um mês de operação

Em 30 dias, unidade emergencial na zona oeste de SP que atende pacientes da covid-19 já acolheu 567 pacientes da capital e outros de outros municípios

  • São Paulo | Cesar Sacheto, do R7

Hospital de campanha no estádio do Pacaembu recebe pacientes de covid-19

Hospital de campanha no estádio do Pacaembu recebe pacientes de covid-19

Rahel Patrasso/Reuters - 31 03 2020

O HMCamp (Hospital Municipal de Campanha) do Pacaembu, construído no estádio municipal de São Paulo, na zoeste da cidade, completou nesta quarta-feira (6) o primeiro mês de atendimento exclusivo de pacientes que contraíram o novo coronavírus. Em 30 dias, a estrutura construída por meio de uma iniciativa da capital e é administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein acolheu 567 pacientes. Foram registradas 324 altas e uma morte.

Leia também: Aos 80 anos, Pacaembu cumpre 'missão humanitária', diz secretário

No dia 6 de abril, foram internados os três primeiros pacientes com diagnósticos confirmados da covid-19. O Hospital de Campanha do Pacambu recebe exclusivamente os doentes encaminhados de unidades de saúde da rede paulistana (hospitais, prontos-socorros e pronto-atendimentos) por meio de ambulâncias próprias. A gestão municipal também tem apoiado o acolhimento de pacientes de outros municípios. Até o dia 1º de maio foram atendidos 33 pacientes de outras cidades.

Atualmente, 520 profissionais de saúde trabalham ho Hospital de Campanha do Pacaemu, que mantém uma estrutura física composta por 200 leitos de baixa e média complexidade, além de 10 leitos para estabilização com funcionalidade de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para os casos mais graves.

No equipamento também são feitos exames de diagnóstico por imagem. Neste primeiro mês do HMCamp, foram realizados 259 radiografias de tórax e abdômen, 25 ultrassonografias (inclusive com coleta de liquido pleural) e 264 tomografias computadorizadas.

Demais unidades na capital paulista

Os hospitais de campanha foram criados para ampliar o número de leitos hospitalares na capital paulista e atender os munícipes com quadros de baixa e média complexidade da covid-19. Além do Pacaembu, há outras duas unidades em São Paulo: Anhembi (zona norte) e Ibirapuera (zona sul).

Últimas