Novo Coronavírus

São Paulo Hospital do Ibirapuera vai receber pacientes do interior de São Paulo

Hospital do Ibirapuera vai receber pacientes do interior de São Paulo

Com queda na propagação do vírus na capital, estrutura hospitalar com 240 leitos de enfermaria e 28 leitos de UTI atenderá pacientes de Campinas

  • São Paulo | Do R7

Obras no hospital de campanha do Complexo do Ibirapuera (SP)

Obras no hospital de campanha do Complexo do Ibirapuera (SP)

MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO - 25.04.2020

O Hospital de Campanha do Complexo do Ibirapuera passará a receber pacientes diagnosticados com covid-19 de Campinas e de outras regiões do interior de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria, nesta quarta-feira (8), durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.

Leia mais: Interior responde por 70% dos novos casos de covid-19 em São Paulo

"Isso para permitir um atendimento correto e efetivo sem o aumento de custos, não há necessidade de montar um hospital de campanha em Campinas, por exemplo, se temos um hospital de campanha montado e operando em boas condições, seguindo as regras de sanitárias plenas. Não há necessidade de gastar dinheiro público para desmontar o hospital e montar um em Campinas. Mais barato e mais eficiente providenciar transporte e ambulâncias com UTI e abrigar esses pacientes no Complexo do Ibirapuera."

Leia também: Doria vê Estado de SP perto de 'platô' de casos de covid-19

O interior de São Paulo, que tem dez regiões com restrição total ao comércio não essencial, responde por 70,8% dos novos casos de covid-19 registrados no Estado, segundo balanço divulgado na terça-feira (7), pelo secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi. No acumulado desde a chegada da pandemia, por outro lado, a capital ainda foi o local da morte de 43,4% das vítimas da doença.

Leia mais: Interior de São Paulo já tem mais mortes por covid-19 que capital

Com a dimuição da propagação de casos covid-19 na capital e o aumento nos municípios do interior, o Hospital de Campanha construído no Complexo do Ibirapuera será, segundo João Doria, referenciado para atender os pacientes em Campinas e no interior do estado. A estrutura possui 240 leitos de enfermaria e 28 leitos de UTI que atenderão os pacientes do interior.

Está prevista para a próxima sexta-feira (10) o anúncio da nova avaliação dos municípios dentro do plano de reabertura econômica do Estado, que classifica cada região segundo cores, determinadas a partir dos indicadores de novos casos.

Segundo o governador, foram criados 662 novos leitos de UTI em Campinas. No estado de São Paulo, existiam 3.600 leitos de UTI que passaram a ser 8.100 leitos, homologados em 90 dias. "Este será um dos legados do coronavírus em São Paulo e no país."

O país registra 1.668.589 casos confirmados de covid-16 e 66.741 óbitos. Em São Paulo, existem 341.365 casos confirmados e 16.788 mortes. A taxa de ocupação de leitos de UTI no estado permanece em 64,5% e na Grande São Paulo em 63,5%. São 5.616 pessoas em UTIs e 8.726 internadas em leitos de enfermaria. 

O estado registra 199.005 casos recuperados e 49.826 altas hospitalares. 

Últimas