Coronavírus

São Paulo Idoso internado em SP morre horas após família obter liminar por UTI

Idoso internado em SP morre horas após família obter liminar por UTI

José, de 77 anos, conseguiu o direito à transferência depois de mobilização nas redes sociais, mas não resistiu à covid-19

  • São Paulo | Do R7

José, de 77 anos, passou 15 dias internado em enfermaria à espera de vaga na UTI

José, de 77 anos, passou 15 dias internado em enfermaria à espera de vaga na UTI

Reprodução/Redes Sociais

Morreu na madrugada desta sexta-feira (2) o autônomo aposentado José Chaves de Oliveira, de 77 anos, que aguardava por um leito de UTI para o tratamento da covid-19 no Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo), na zona sul da capital paulista.

"Hoje ele me deixou", lamentou a fisioterapeuta Luma Franco, neta e parceira de corridas do aposentado, que liderou uma campanha nas redes sociais para obter a necessária vaga na UTI.

Horas antes do falecimento, a família do idoso havia obtido uma liminar judicial que obrigava o hospital a transferir o paciente para a terapia intensiva. Ele permaneceu internado na enfermaria da unidade médica, onde foi intubado, desde o último dia 13 de março.

Neta postou homenagem

Neta postou homenagem

Reprodução/Redes Sociais

No entanto, o quadro de saúde havia se agravado de tal forma que José já não poderia ser removido, pois, segundo os médicos, o seu estado seria terminal. 

A família acredita que o aposentado teria mais chances de sobreviver caso tivesse sido transferido antes e que outros pacientes, em condições menos grave, teriam passado na frente na espera por uma vaga de UTI. O Iampse já afirmou, em nota, que vai apurar as denúncias feitas pelos parentes e amigos do idoso.

"O médico relatou que se isso tivesse sido feito dias antes, teríamos muita chance de ter salvo a vida dele. Na madrugada sempre ficam médicos plantonistas, então esse médico ainda não conhecia meu avô", afirmou Luma.

José Chaves de Oliveira, que antes da doença demonstrava vigor em atividades físicas, foi sepultado ainda na tarde desta sexta-feira no Cemitério Alphacampus, em Jandira, na Grande São Paulo.

Últimas