Coronavírus

São Paulo Idosos de 77 a 79 anos começam a ser vacinados na quarta-feira (3)

Idosos de 77 a 79 anos começam a ser vacinados na quarta-feira (3)

Governo paulista também antecipou imunização de pessoas entre 80 e 84 anos para sábado (27)

  • São Paulo | Do R7

São Paulo divulga novas etapas do calendário de vacinação contra covid-19

São Paulo divulga novas etapas do calendário de vacinação contra covid-19

Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo - 11.02.2021

O Estado de São Paulo anunciou, nesta sexta-feira (26), que pessoas com 77, 78, 79 anos começaram a ser vacinadas na quarta-feira (3). O governo paulista anunciou ainda que pesssoas entre 80 e 84 anos serão imunizadas neste sábado (27). 

"A cada dia que antecipamos a vacinação ganhamos vidas, principalmente com as novas variantes que estão surgindo", disse Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus de São Paulo. 

Na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, idosos com mais de 85 anos começaram a ser imunizados contra a covid-19 pelo governo do estado de São Paulo, três dias antes da data prevista inicialmente. O avanço na programação foi possível, segundo o governo, por causa da chegada de mais insumos para fabricar o imunizante CoronaVac.

A vacinação contra o coronavírus começou no dia 17 de janeiro logo após a aprovação emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ao imunizante do Instituto Butantan, a CoronaVac.

Na capital, o prefeito Bruno Covas (PSDB), anunciou na quinta-feira (25) que a vacinação de pessoas acima de 80 anos contra covid-19 será antecipada para sábado (27). A estimativa é de que mais 140 mil idosos sejam imunizados. Será possível receber uma dose da vacina nas 82 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e nos cinco postos drive-thru. 

A partir de segunda-feira (1º), o público alvo poderá ser vacinado também nas 468 UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Na mesma data, profissionais de saúde autônomos que tenham 55 anos ou mais e que não estejam na linha de frente de combate ao novo coronavírus também serão imunizados.

A vacinação também foi estendida a 3.500 profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e lidam diretamente com idosos ou população em situação de rua. Entre eles, os que trabalham nos CDIs, CEAs, e nas unidades Pop Rua.

O número de casos de covid-19 está em alta na cidade de São Paulo, o que preocupa as autoridades sanitárias. Nesta quinta, a ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na rede municipal é de 72% e na rede privada, de 70%.

Apesar da alta, o prefeito garantiu que há vagas para pacientes com covid. "Aqui ninguém ficou sem atendimento, mas é importante que a população reforce as medidas protetivas contra o coronavírus", disse Covas.

Últimas