Inovação marca reabertura do mercado de lazer e entretenimento

Eventos híbridos de modelo presencial e virtual são vistos como boa opção pela indústria que crescia, em média, 8% ao ano. Se reinventar atrai público

Marcelo Flores, Fábio Bentes e Paulo Passos participam do Estúdio News

Marcelo Flores, Fábio Bentes e Paulo Passos participam do Estúdio News

Divulgação

O Estúdio News recebe, neste sábado (15), Marcelo Flores, diretor da BusinessLand, Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo, e Paulo Passos, diretor executivo da ABRACE (Associação Brasileira de Cenografia e Estandes). 

Eventos híbridos de modelo presencial e virtual são vistos como uma boa opção pela indústria de entretenimento que crescia, em média, 8% ao ano.

O mercado digital trouxe novas oportunidades e tem ajudado na recuperação, segundo Flores. “Com esse processo de aceleração, percebemos que as pessoas estão em casa consumindo, comprando, trabalhando, estudando e se divertindo. Um novo mercado surgiu, um mercado digital que pode ser monetizado e ajudará a indústria toda a se recuperar nesse novo modelo que estamos vivendo”, destacou.

Da segunda quinzena de março até o final de junho, o setor de turismo já acumulava uma perda de R$ 122 bilhões, afirma Bentes. Ele acredita que se reinventar é uma opção para atrair o consumidor de volta e que o turismo interno é o primeiro passo para a retomada.

“A recuperação tende a começar pelo turismo interno. As empresas instaladas no Brasil, seguramente, conseguirão recuperar parte dessa receita perdida durante a pandemia, a partir do turismo interno”, enfatizou.

No setor de eventos, o prejuízo ainda é incalculável. Cerca de 2.500 feiras deixaram de ser realizadas no Brasil.

Segundo Passos, espera-se que o retorno gradativo comece a acontecer em 12 de outubro, data estipulada pelo governo, e os eventos se consolidem no segundo semestre de 2021: “A participação em feiras tem sido utilizada por vários países como ferramenta de fomento comercial, e entendo que no Brasil não será diferente. Na China e na Europa as feiras já voltaram com sucesso, quero crer que nosso caminho aqui será o mesmo”.

O Estúdio News vai ao ar aos sábados, às 22h15. A Record News é sintonizada pelos canais de TV fechada 55 Vivo TV, 78 Net, 32 Oi TV, 14 Claro, 19 Sky e 134 GVT, além do canal 42.1 em São Paulo e demais canais da TV aberta em todo o Brasil.