Inspirado na Itália, prefeitura de SP cria programa cultural em janelas 

Iniciativa pretende que artistas se apresentem em sacadas e janelas e tudo poderá ser acompanhado pela internet, de forma virtual durante quarentena

Artistas vão fazer shows online em janelas e sacadas durante isolamento

Artistas vão fazer shows online em janelas e sacadas durante isolamento

TV Correio

Em meio às restrições impostas como medida de segurança para a contenção do coronavírus, foi criado o programa Cultura Presente. A prefeitura promete destinar R$ 103 milhões, remanejados do orçamento da Secretaria Municipal de Cultura, para adoção de uma série de medidas que pretendem diminuir os prejuízos tanto dos artistas quanto da população.

Entre os destaques, está a criação do festival inédito Janelas de São Paulo, inspirado nas manifestações em janelas de apartamentos ocorridas na Itália durante o período de isolamento. As apresentações serão transmitidas pela internet.

Leia mais: Crise do coronavírus gera aumento nas vendas de supermercados em SP

O festival tem a intenção de promover união e empatia no enfrentamento da Covid-19. De janelas e sacadas, artistas vão fazer apresentações musicais com conteúdos online. 

Por meio da Portaria nº 29 de 13 de março, todos o prazos de contratações artísticas foram prolongados. Assim, os artistas que tiveram shows adiados temporariamente vão poder se apresentar em uma data futura e terão seus pagamentos garantidos.

Veja também: SP antecipa recesso escolar de julho para 23 de março e vai até 9 de abril

O calendário de editais, tanto os novos quanto os já existentes, será antecipado para que os artistas e grupos realizem a pesquisa e pré-produção dos projetos durante a quarentena.  Os interessados já podem se inscrever nos editais de Apoio à Cultura Negra, Apoio à Criação Artística - Linguagem Música e Apoio aos Blocos de Carnaval de Rua. A Secretaria estuda a possibilidade de prorrogar o prazo de inscrições para outros editais.

Será prolongado para 27 de maio o prazo de inscrição de projetos culturais do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promac), por meio de incentivo fiscal.