Novo Coronavírus

São Paulo Interior de SP faz mini lockdown para barrar turistas no feriado

Interior de SP faz mini lockdown para barrar turistas no feriado

Restrições foram anunciadas em pelo menos 10 cidades. Regiões já têm aumento de casos de covid-19 e estão com hospitais lotados

Agência Estado
Cidades do interior de SP fazem lockdown para barrar turistas no feriado

Cidades do interior de SP fazem lockdown para barrar turistas no feriado

Reprodução / Agência Brasil

Na tentativa de reduzir o número de visitantes e evitar aglomerações no feriadão de Corpus Christi, prefeituras do interior de São Paulo estão restringindo as atividades até o próximo domingo. O feriado cai nesta quinta-feira (3), e há previsão de que muitos emendem o fim de semana. Em ao menos dez cidades foram decretados "minilockdowns" neste período. Várias regiões do interior já convivem com novo aumento de casos de covid-19 e estão com hospitais lotados.

Na segunda-feira, a prefeitura de Ribeirão Preto estendeu a suspensão do transporte coletivo até o próximo domingo. Embora a cidade tenha relaxado algumas medidas de restrição do comércio, com a abertura dos supermercados a partir de amanhã, os restaurantes continuam fechados para atendimento presencial.

Atividades religiosas presenciais ficam suspensas até em Corpus Christi. Só na segunda-feira a cidade retoma a liberação gradual de atividades prevista no Plano São Paulo. Os hospitais públicos e particulares têm taxa de ocupação de leitos de UTI acima de 96%.

Em São José dos Campos, o prefeito Felicio Ramuth (PSDB) disse que a situação é preocupante e preparou a população para o possível fechamento das atividades. "Pela primeira vez, desde o início da pandemia, passamos das 200 pessoas internadas no hospital municipal. Caso esta situação não se reverta, nosso comitê de enfrentamento à pandemia estudará possíveis medidas restritivas a serem implementadas nos dias 3, 4, 5 e 6 de junho."

Prefeitos de oito municípios da região de Tupã, no oeste paulista, optaram por um lockdown curto, de quatro dias, durante o feriadão, na tentativa de conter o avanço da covid-19. A suspensão das atividades começa amanhã e vai até o próximo domingo. Só postos de combustíveis e farmácias estão liberados. Além de Tupã, Bastos, Arco-íris, Iacri, Queiroz, Herculândia, Parapuã e Rinópolis terão restrições.

Antecipação

Para conter o vírus, os estados do Piauí e da Paraíba e as capitais São Paulo e Vitória foram algumas das localidades que já anteciparam a data festiva.

Últimas