São Paulo Junho termina com chuvas abaixo da média esperada em São Paulo

Junho termina com chuvas abaixo da média esperada em São Paulo

Segundo CGE, no mês o acumulado foi de apenas 14,6 mm, em 13 dias de chuva, sendo que o esperado era 52,6 mm

Junho termina com chuvas abaixo da média esperada em São Paulo: 14,6 mm

Junho termina com chuvas abaixo da média esperada em São Paulo: 14,6 mm

Diptendu Dutta/AFP - 11.06.2021

Junho terminou com chuvas abaixo da média na cidade de São Paulo, de acordo com dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura). No mês, o acumulado foi de apenas 14,6 mm de chuva, sendo que o esperado era 52,6mm.

Foram 13 dias com registro de temporal. "Nesta época do ano as precipitações são causadas principalmente pela passagem dos sistemas frontais pelo litoral paulista, que acabaram chegando fracos e causando mais nebulosidade e declínio das temperaturas do que chuva ao longo deste mês," explicou o meteorologista do CGE, Michael Pantera.

Segundo ele, em geral, ocorreram apenas garoa e chuviscos que geraram baixos acumulados diários, o que resultou em um volume muito abaixo do normal.

Como as chuvas não são distribuídas igualmente pela cidade, algumas subprefeituras computaram volumes de precipitação acima do registrado na média, entre elas Parelheiros (48,9 mm), Capela do Socorro (20,7 mm), Centro (19,3 mm), Perus (17,9 mm), Itaquera (16,8 mm), São Miguel Paulista (15,9 mm) e Butantã (15,9 mm).

No entanto, todas as regiões da cidade marcaram índice de chuva abaixo do esperado, que era de 52,6 mm. Este foi o sexto junho menos chuvoso da série histórica do CGE desde 1995.

Temperaturas

A média mínima de temperatura registrada no mês foi de 13,6ºC e a máxima, 22,2ºC. Em junho também ocorreu a menor mínima média do ano com 5,7ºC na capital no dia 30. No mesmo dia ocorreu a menor temperatura em uma subprefeitura, com 0,1ºC em Engenheiro Marsilac, no extremo sul de São Paulo.

Na mesma data ocorreu a menor máxima média do ano com 14,9ºC na cidade, e em Engenheiro Marsilac foi de 11,8ºC.

Tendêndia para julho

Para julho são esperados 44,2 mm de chuva, mínima média de 12,7ºC e máxima de 22,9ºC. No inverno é comum a entrada de massas de ar frio e as chuvas são mais irregulares, em geral ocorrem após a passagem de frentes frias.

Últimas