Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

'Maioria do comércio é favorável à abertura da Paulista', diz secretário

Estudos da CET mostraram que é possível abrir via para pedestres e ciclistas todos os domingos

São Paulo|

Avenida Paulista foi fechada no dia 23 para inauguração de ciclovia
Avenida Paulista foi fechada no dia 23 para inauguração de ciclovia Avenida Paulista foi fechada no dia 23 para inauguração de ciclovia

Uma semana após o último teste de fechamento da avenida Paulista para veículos antes da decisão final da Prefeitura de São Paulo, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, disse que a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) dialogou com comerciantes da região e que a "ampla maioria" aprova a medida. A Paulista foi fechada no domingo, dia 23, durante a inauguração da ciclovia na avenida Bernardino de Campos. Segundo Tatto, os estudos técnicos da CET (Companhia de Engenharia do Tráfego) mostraram que é possível abrir a via para pedestres e ciclistas todos os domingos.

— Fizemos conversas com praticamente todo o comércio e as atividades existentes que funcionam no domingo. A ampla maioria é favorável e não vê problema nenhum em a Paulista ser aberta para os pedestres.

De acordo com o secretário, a área de alimentos, especificamente, teria aumentado o número de vendas com a abertura da Paulista para pedestres e ciclistas.

— Aumentou a circulação, o que é natural. As pessoas de carro circulam, passam por lá e não param. Quem está a pé para e acaba consumindo naquela região.

Publicidade

Um dos principais argumentos da Associação Paulista Viva, contrária ao fechamento, é de que a medida traria impactos econômicos aos comerciantes da região da avenida Paulista. A entidade cobrou uma avaliação da Prefeitura sobre os possíveis prejuízos ao comércio.

Para os motoristas, o impacto "não é tão grande" porque, ao perceber a Paulista bloqueada, o motorista vai buscar alternativas ou evitar a região, explicou Tatto. A Prefeitura fez "canalizações" para ajudar na circulação de veículos no entorno do Hospital Santa Catarina, do Clube Homes e do Hotel Meliá.

Publicidade

— Mesmo do ponto de vista do estacionamento, o próprio Conjunto Nacional tem uma canalização para o funcionamento do estacionamento.

A conclusão do estudo da CET é semelhante ao que foi percebido no primeiro teste de fechamento da Paulista, durante a inauguração da ciclovia, em 28 de junho. O secretário voltou a afirmar nesta segunda-feira (31), o que havia dito na ocasião.

Publicidade

— Do ponto de vista técnico, não há nenhuma dificuldade. A expectativa é de que a Paulista possa ser aberta todos os domingos. De preferência, quando fizer sol. Não sei se domingo que vem vai fazer sol. Se fizer sol, quem sabe (abrimos a Paulista) domingo que vem.

Leia mais notícias sobre R7 São Paulo

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Ministério Público

Nesta semana, a Prefeitura de São Paulo vai se reunir com promotores do MPE (Ministério Público Estadual) e a expectativa é de que haja "bom senso" da instituição, disse Tatto. Embora o MPE tenha se posicionado contrário ao fechamento da via para carros no dia 23, a Prefeitura de São Paulo bloqueou assim mesmo a Paulista para o segundo e último teste.

O argumento da Promotoria de Habitação e Urbanismo é de que a Paulista só pode ser fechada três vezes por ano, segundo TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com a Prefeitura em 2007. Caso o termo não seja cumprido, a administração municipal deverá pagar multa de R$ 30 mil.

Como em 2015 já houve a Parada Gay, além dos dois testes da Prefeitura, o MPE afirma que a Paulista não poderia mais ser bloqueada, o que impossibilita, por exemplo, a Corrida de São Silvestre e o Show da Virada, ambos no dia 31 de dezembro. A gestão Haddad, no entanto, considera que a abertura para pedestres e ciclistas aos domingos faz parte de uma política pública de ocupação do espaço, enquanto a Parada Gay, a São Silvestre e o Show da Virada são considerados eventos.

Em ocasiões anteriores, Haddad chegou a afirmar que fecharia a avenida Paulista todos os domingos. Em seguida, passou a considerar a interrupção do tráfego de veículos domingo sim, domingo não. Por fim, admitiu que uma terceira hipótese está em análise: a de bloquear a via uma vez por mês, como já foi feito no passado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.