Coronavírus

São Paulo Manaus inicia vacinação de jovens com 19 anos. Veja outras 13 capitais

Manaus inicia vacinação de jovens com 19 anos. Veja outras 13 capitais

Nesta sexta, São Paulo inicia a imunização contra covid-19 de pessoas com 35 anos, e o Rio começa vacinar mulheres de 37 anos

Vacinação contra covid-19 avança nas capitais do Brasil

Vacinação contra covid-19 avança nas capitais do Brasil

Divulgação/Prefeitura de Fortaleza

A vacinação contra covid-19 avança no Brasil, e diversas capitais iniciam, nesta sexta-feira (16), a imunização de novos grupos. Manaus, por exemplo, começa a imunização de pessoas com 19 anos ou mais, enquanto a cidade de São Paulo inicia a vacinação em primeira dose das pessoas com 35 anos.

Outras capitais, que sofrem com a falta de estoque da primeira dose, vão seguir nesta sexta-feira imunizando as pessoas que precisam receber a segunda dose para completar o esquema vacinal.

No país, mais de 87 milhões de pessoas já receberam a primeira dose. Mais de 32 milhões já receberam também a segunda dose ou receberam dose única e estão com o esquema vacinal contra a covid-19 completo.

Confira, abaixo, como está a programação de vacinação contra covid-19 em 14 capitais para esta sexta-feira.

São Paulo

A cidade de São Paulo começa, nesta sexta-feira, a imunizar contra covid-19 as pessoas com 35 anos com a primeira dose, além de manter a vacinação para todos os grupos que precisam da segunda dose.

O calendário da Prefeitura de São Paulo prevê ainda realizar uma repescagem para as pessoas com idades entre 32 e 34 anos e todos os grupos que precisam da segunda dose no próximo sábado (17).

No posto de vacinação, é necessário apresentar documentos pessoais, preferencialmente CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), e um comprovante de residência em São Paulo.

Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro começa a vacinar contra covid-19 as mulheres de 37 anos nesta sexta-feira. Conforme o calendário de imunização contra covid-19 da prefeitura, os homens com a mesma idade começam a receber a primeira dose no sábado (17).

De acordo com a Prefeitura do Rio de Janeiro, até o momento, já foram vacinadas com a primeira dose 3,4 milhões de pessoas, enquanto mais de 1,2 milhão completaram a imunização com a segunda dose. Já quem recebeu a dose única foram mais de 134 mil pessoas.

Salvador

A Prefeitura de Salvador informou que vai iniciar mais uma edição do Mutirão das Idades na vacinação contra a covid-19, a partir desta sexta-feira. A imunização será realizada em pessoas com 39 anos ou mais.

Segundo a gestão municipal, durante a manhã, das 8h às 12h, serão imunizadas as pessoas com 40 anos ou mais nascidas até 16 de julho de 1981. Já no turno da tarde, de 13h às 16h, será ampliada mais uma faixa etária, e serão vacinadas as pessoas com idade igual ou superior a 39 anos, nascidos até 16 de janeiro de 1982.

A capital baiana segue aplicando a segunda dose na população com a data de retorno marcada no cartão de vacinação até dia 19 de julho.

Fortaleza

A capital cearense segue vacinando contra covid-19, nesta sexta-feira, as pessoas que faltaram na data agendada para receber a segunda dose da Astrazeneca. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, esse público pode procurar, das 9h às 17h, qualquer um dos 100 postos de saúde em funcionamento para vacinação.

A gestão municipal disponibiliza a relação que abrange o público da imunização por idade, com informações atualizadas pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), e que podem ser acessadas no site da prefeitura. A prefeitura informa que atende conforme agendamento toda população nascida até 1990, sendo que as pessoas com mais de 50 anos não têm necessidade de agendamento prévio.

Belo Horizonte

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que começa, nesta sexta-feira, a vacinar contra covid-19 as pessoas com 41 anos completos até o dia 31 de julho.

Segundo a gestão municipal, as pessoas que querem ser imunizadas na capital mineira precisam residir em Belo Horizonte, apresentar documento de identificação com foto, não terem recebido vacina contra a covid-19 ou qualquer outra vacina nos últimos 14 dias e não terem tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Manaus

Manaus vai voltar a vacinar contra covid-19 com a primeira dose a população geral e, nesta sexta-feira, começa a imunizar a população com 19 anos, conforme informou o prefeito da capital amazonense, David Almeida.

A cidade havia suspendido a vacinação por falta de estoque, mas agora vai retomá-la nos 18 locais de imunização, incluindo oito pontos estratégicos, dez UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e escolas da rede pública.

Curitiba

A Prefeitura de Curitiba informou que, com a confirmação de chegada de novo lote de vacinas contra covid-19, a cidade vai retomar aplicação de primeira dose por faixa etária e vai atender, nesta sexta-feira, pessoas com 39 anos completos.

Segundo a gestação municipal, devido à limitação de doses, não haverá repescagem para outras faixas etárias e demais públicos prioritários. A convocação de novas faixas etárias e repescagens dependem de avaliação do estoque e repasse de nova remessa de imunizantes.

Goiânia

A capital goiana segue, nesta sexta-feira, a vacinação contra covid-19 para pessoas que precisam receber a segunda dose. A gestão municipal informa que não abrirá os postos para aplicação de primeira dose devido a falta de vacinas.

A aplicação da segunda dose acontece das 8h às 16h, e o atendimento continua sendo sem agendamento e na modalidade pedestre. Pela manhã, serão vacinadas as pessoas com nomes com iniciais A a L e à tarde de M a Z. Somente pessoas com segunda dose de Astrazeneca estão com data marcada para essa sexta-feira.

Porto Alegre

Porto Alegre começa, nesta sexta-feira, a vacinar contra covid-19 as mulheres com 35 anos ou mais. A abertura para nova faixa etária ocorre após a chegada de novas doses para o Rio Grande do Sul.

A capital do Rio Grande do Sul mantém fixo no calendário de imunização os professores e profissionais de instituições de ensino da rede municipal, comunitária, estadual e particular (infantil, fundamental, médio, profissionalizante e superior), além de pessoas com deficiência permanente (PCDs) e com comorbidades.

São Luís

A capital maranhense continua, nesta sexta-feira, a imunização contra covid-19 de pessoas que precisam receber a segunda dose para completar o esquema vacinal.

São Luís foi a primeira capital a abrir e vacinar com a primeira dose a população adulta. Nesta semana, também anunciou o início da imunização de adolescentes a partir de 16 anos. Os jovens precisam fazer o cadastro na plataforma Vacina São Luís e devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável adulto.

Maceió

A Prefeitura de Maceió informou que, nesta sexta-feira, vai imunizar contra covid-19 com a primeira dose as gestantes, puérperas e pessoas com 37 anos ou mais. A vacinação acontece no Ônibus da Vacina, que estará nos bairros de Ipioca e Guxuma, no litoral norte da capital alagoana.

Segundo a gestão municipal, Maceió foi a primeira cidade da América Latina a receber o veículo, criado com o intuito de acelerar a imunização contra a covid-19 nas localidades por onde passar. A permanência do ônibus na capital acontece em parceria da prefeitura com a Cruz Vermelha, e tem o apoio financeiro da Mercedes-Benz e do Governo da Alemanha.

Natal

Nesta sexta-feira, Natal retoma a vacinação contra covid-19 para aplicar a primeira dose em pessoas com 36 anos ou mais, além dos profissionais da indústria a partir de 28 anos, que têm como ponto exclusivo de vacinação o drive do Sesi.

Segundo a gestão municipal, as pessoas que forem se vacinar por faixa etária precisam levar comprovante de residência, documento com foto e cartão de vacinação. Para agilizar a inserção no sistema, é importante que as pessoas façam antecipadamente o cadastro no site RN Mais Vacinas.

João Pessoa

A capital paraibana vai começar a vacinar, nesta sexta-feira, a população com 35 anos. O avanço foi anunciado após a confirmação da chegada de 65 mil doses do imunizante, que serão aplicadas em uma operação que vai durar 48 horas e envolver 28 postos de vacinação.

A primeira etapa da vacinação começou nesta quinta-feira (15), com a abertura de agendamento para o grupo com 40 anos ou mais. Quem marcar o serviço poderá procurar os postos de imunização – ginásios (a partir das 8h) e drive-thru (10h) nesta sexta-feira.

Depois desse grupo, será a vez da abertura de 12 mil vagas para a vacinação das pessoas a partir dos 35 anos. O agendamento deste grupo vai ocorrer a partir das 10h desta sexta-feira, com a aplicação das doses sendo liberada imediatamente após a marcação.

Florianópolis

A Prefeitura de Florianópolis anunciou que vai começar a vacinar pessoas de 38 anos ou mais nesta sexta-feira. Também serão vacinados trabalhadores industriais de 18 anos ou mais. Grupos elencados anteriormente, também poderão se vacinar.

Segundo a gestão municipal, as segundas doses também serão aplicadas nos pontos fixos e drive-thrus. A prefeitura diz que, seguindo orientação Técnica da CIB, N° 33, os trabalhadores da indústria serão vacinados na cidade onde residem, e as doses foram enviadas conforme faixa etária, não por estrutura industrial.

Últimas