Megaoperação em SP autua 34 postos de combustível em SP

Ação, realizada pelo governo estadual e Ipem, nesta quarta-feira (12), examinou centenas de estabelecimentos na capital, Grande SP e interior

Em SP, fiscais do estado e do Ipem fiscalizam postos de combustíveis

Em SP, fiscais do estado e do Ipem fiscalizam postos de combustíveis

Portal Correio

Agentes da Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo e do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) realizaram, nesta quarta-feira (12), uma megaoperação para fiscalizar a qualidade do combustível comercializado e a quantidade do produto fornecida aos consumidores pelas bombas.

No total, foram examinados 171 postos de abastecimento no estado — 50 deles na capital paulista. Cerca de 650 bombas foram verificadas. Dessas, 72 foram reprovadas e 34 postos sofreram autuações pelos fiscais. A quantidade de irregularidades pode ser ainda maior, pois os resultados das análises feitas no combustível recolhido na operação não estão disponíveis.

Nos estabelecimentos comerciais onde houve flagrantes de fraudes, as bombas foram lacradas. É caso desse aqui que cobrava por litro mas entregava menos combustível.

"Após os resultados dos exames, se der alguma alteração existem medidas administrativas às quais o posto está sujeito. Entre elas, a própria cassação", explicou o fiscal da secretaria da Fazenda, Christian Pierre.

Orientação aos consumidores

As autoridades recomendam que os motoristas prestem atenção ao funcionamento do carro após o abastecimento e nos preços praticados pelos postos como sinais para detectar eventuais fraudes.