São Paulo Motociclista que filmou tentativa de roubo diz que teve medo de morrer

Motociclista que filmou tentativa de roubo diz que teve medo de morrer

Ladrão foi baleado por um PM que voltava para casa e viu ação dos criminosos; comparsa fugiu

Ladrão que foi filmado roubando moto segue internado no hospital

Vigilante de 35 anos filmou a própria tentativa de assalto

Vigilante de 35 anos filmou a própria tentativa de assalto

Reprodução/vídeo

O motociclista que filmou o momento em que foi rendido por dois ladrões no último sábado (12), na zona leste de São Paulo, disse que teve medo de morrer. 

— Tá ali na hora com um revólver apontado pra nós. A gente só pensa: "Será que ele vai atirar em mim?", "Será que eu vou morrer?"

O vigilante, de 35 anos, que prefere não ser identificado, tinha uma microcâmera acoplada na frente do capacete.

— Por diversão, pra registrar os passeios que a gente costuma fazer, nós motofilmadores. Foi mais por diversão mesmo, só pra demonstrar o trajeto que a gente costuma fazer. 

Em menos de dois dias, o vídeo já ultrapassou a marca de um milhão de acessos e já foi compartilhado por centenas de pessoas. As imagens foram postadas no dia do crime e mostram o assalto filmado pela própria vítima. O vigilante diz que ficou supreso com o número de acessos do vídeo. 

— Eu não imaginei, não esperava tanta repercussão.

Alckmin apoia ação de PM que baleou bandido filmado em roubo a moto

O crime

A tentativa de assalto aconteceu na tarde do último sábado (12) na esquina das avenidas Doutor Assis Ribeiro e Gabriela Mistral, na Penha. Ele foi abordado por dois jovens que estavam em outra moto. O vídeo tem oito minutos, mas ação dos ladrões dura apenas 20 segundos. 

A vítima entrega a moto, o bandido, que está armado, pega a moto que está caída no chão e toma a direção. É neste momento que um policial militar fardado desce de um carro. Ele voltava para casa e viu a ação dos bandidos. 

O comparsa consegue fugir na moto que eles chegaram. O ladrão que estava na moto roubada aponta a arma para o policial e acaba baleado com dois tiros. O jovem baleado é Leonardo Escarante Santos, de 18 anos. Ele levou um tiro no abdômen e outro na perna. Ele passou por uma cirurgia e continua internado no Hospital Municipal do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, sob escolta policial. 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o estado de saúde dele é estável, mas ainda não há previsão de quando ele receberá alta. No entanto, quando isso acontecer, ele vai direto para a cadeia. O comparsa dele fugiu em outra moto e ainda não foi identificado. A polícia abriu inquérito para investigar o caso. 

O policial que atirou no bandido é o capitão Antônio Carlos Gonçalves Bernardo. Em nota, a Polícia Militar se manifestou sobre a ação do policial. De acordo com a corporação, foi uma ação legítima e correta. Ainda segunto o texto, o policial "cumpriu o dever".

Assista ao vídeo: