São Paulo MP denuncia policial por morte de jovem na zona sul de SP

MP denuncia policial por morte de jovem na zona sul de SP

Segundo acusação, PM Guilherme Giacomelli atirou no rapaz pelas costas. Policial justificou disparo alegando que a vítima ameaçou ter uma arma

  • São Paulo | Gabriel Croquer*, do R7

Jovem foi morto no dia em que comemorava aniversário de 19 anos

Jovem foi morto no dia em que comemorava aniversário de 19 anos

Reprodução/Record TV

 O Ministério Público de São Paulo denunciou o policial militar Guilherme Tadeu Figueiredo Giacomelli pela morte de Rogério Ferreira da Silva Junior, de 19 anos, no bairro do Sacomã, em São Paulo, com um tiro nas costas, no dia 9 de agosto.

Leia mais: PMs que mataram jovem no dia do aniversário em SP são afastados

Na ocasião, a vítima comemorava seu aniversário. Ele estava na rua com a moto emprestada de um amigo, sem habilitação, quando começou a ser perseguido por  Giacomelli e pelo também PM Renan Conceição Fernandes Branco. A abordagem foi flagrada por câmeras de segurança, que mostraram os dois policiais cercando o jovem.

Logo em seguida, Rogério é atingido e cai no chão. Segundo a denúncia, neste momento o PM Giacomelli efetuou o disparo, pelas costas do jovem. Os policiais afirmaram, no boletim de ocorrência, que, ao descer da moto, Rogério colocou a mão na cintura, simulando estar armado.

A advogada do PM, Flávia Artilheiro, afirma que Giacomelli ainda não foi comunicado pela Justiça sobre a existência do processo. 

"Recebemos com naturalidade a notícia sobre o oferecimento da denúncia, na medida em que responder por atos vinculados à profissão é uma possibilidade na vida do policial militar", disse a advogada. 

O rapaz chegou a ser socorrido por pessoas que estavam no local, mas não resistiu. Ainda de acordo com o MP, os policiais solicitaram apoio alegando que se tratava de acidente trânsito, escondendo o disparo de arma de fogo.

Caso a denúncia seja aceita pela Justiça, o policial responderá por homicídio qualificado por uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Clarice Sá

Últimas