Novo Coronavírus

São Paulo MP-SP quer dados sobre aumento de mortes por covid-19 em Paraisópolis

MP-SP quer dados sobre aumento de mortes por covid-19 em Paraisópolis

Órgão envia ofício à Prefeitura de SP após obter estudo que aponta crescimento de 240% nos casos de óbitos pela doença na comunidade

  • São Paulo | Elizabeth Matravolgyi, da Agência Record

Estudo aponta aumento de 240% nas mortes por covid-19 em Paraisópolis (SP)

Estudo aponta aumento de 240% nas mortes por covid-19 em Paraisópolis (SP)

Rovena Rosa/Agência Brasil

A Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital enviou um ofício à Prefeitura de São Paulo nesta sexta-feira (11) com um pedido de esclarecimentos a respeito de medidas eventualmente adotadas para enfrentar o aumento de mortes decorrentes da covid-19 em Paraisópolis, na zona sul da cidade.

Leia também: SP: Testes para o novo coronavírus serão realizados em Paraisópolis

Um estudo, divulgado recentemente, apontou incremento de quase 240% no número de óbitos por 100 mil habitantes naquela comunidade.

Assim, o Ministério Público requisitou informações a respeito de ações planejadas ou em andamento para concreto enfrentamento ao problema, e se há levantamentos que sejam de conhecimento do Poder Executivo municipal que possam esclarecer, inclusive em caráter preventivo, se o aumento substancial no número de mortes em favelas e comunidades mais carentes pode estar ocorrendo em outros pontos da cidade.

No mesmo documento, o MP-SP questiona se o programa de testagem para covid-19 anunciado para a comunidade de Paraisópolis tem a participação do município, solicitando, em caso positivo, detalhes a respeito, inclusive no que diz respeito ao cronograma respectivo e ações planejadas com base nos resultados.

Para o caso de não haver disponibilidade das informações solicitadas, a Promotoria recomenda a adoção das providências necessárias para a coleta dos dados.

Últimas