São Paulo MP-SP recebe 21 denúncias de abuso contra médico dos famosos

MP-SP recebe 21 denúncias de abuso contra médico dos famosos

Nutrólogo Abib Maldaun Neto teria abusado de pacientes durante consultas. Profissional foi afastado por 6 meses da função pelo Cremesp 

  • São Paulo | Do R7

MP de São Paulo recebe mais de 20 denúncias contra médico dos famosos

MP de São Paulo recebe mais de 20 denúncias contra médico dos famosos

Reprodução / Record TV

O Ministério Público de São Paulo já recebeu 21 denúncias de mulheres contra o nutrólogo Abib Maldaun Neto. Ele é acusado de abusar das pacientes durante as consultas médicas.

Segundo o MP, as vítimas ou advogados procuraram o órgão para denunciar a conduta do médico, que tem um consultório nos Jardins, área nobre de São Paulo, e é conhecido por atender diversas celebridades.

Desde que o caso veio à tona, o Ministério Público abriu um canal direto por e-mail para receber as denúncias. Os relatos podem ser enviados para somosmuitas@mpsp.mp.br e serão recebidos por uma equipe especializada do Núcleo de Gênero do Centro de Apoio Operacional Criminal, com total sigilo em relação aos dados.

Abib já foi condenado em segunda instância por violação sexual mediante fraude pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, mas continuava atendendo com autorização do Cremesp (Conselho Regional de Medicina). Em julho, ele foi condenado a 2 anos e 8 meses de prisão, em regime semiaberto, em um processo que teve início em 2014. Ele recorreu da decisão.

Mas na sexta-feira (25) o Cremesp anunciou a suspensão do registro de trabalho do médico cautelarmente, por seis meses, podendo ser prolongado, em decorrência de denúncias sobre abuso sexual.

"O Conselho reitera que - dentro de suas atribuições institucionais e de acordo com as normas legais - cumpre seu dever de apurar infrações éticas cometidas por médicos, no exercício da profissão, quando oficialmente acionado ou quando os fatos chegam ao seu conhecimento", informou a instituição em nota.

As mulheres que preferirem podem também procurar a Casa da Mulher Brasileira, que funciona 24 horas, e fica na rua Vieira Ravasco, 26, no Cambuci. 

Leia também: Jovem desaparece após entrar em suposto carro de app em SP

Relatos de vítimas

Uma empresário de 43 anos relatou que, por mais de uma década, ficou calada, mas decidiu fazer a denúncia após ver outras mulheres delatando o médico das celebridades. Ela buscava mais disposição física e lembra do trauma: "Ele falou vamos te examinar agora, tira a roupa, coloca o avental. Ele apalpou minha virilha direita e disse que tinha nódulos, depois começou a manipular meu clitóris".

Outra paciente revelou que o abuso aconteceu com o filho na sala de espera: "Só pensava que meu filho de 10 anos estava sentado a 100 metros de mim".

Veja mais: Jovem desaparece após falar que ia encontrar a mãe em Cotia (SP)

Abib tem fotos com diversas celebridades por ele atendidas, fato que deu confiança a uma das pacientes. Agora todas querem que ele pague pelo que fez. Os traumas, no entanto, não serão esquecidos. "Nunca mais me consultei com médico homem", disse uma das mulheres.

As pacientes que procuram um nutrólogo querem perder peso e procuram por saúde. A avaliação física é feita com o auxílio de um aparelho. Em nenhum momento é preciso ficar nua durante o exame.

Nota da defesa

Abib afirmou que, em nota, que "é inocente, está tranquilo e que jamais cometeu ato imoral ou ilegal durante a atuação médica". Informou também que sempre colaborou durante o processo e está à disposição para que, segundo ele, a verdade seja comprovada.

Últimas