Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

MP vai investigar secretarias da Saúde por morte de jovem obeso que não conseguiu maca

Vitor Augusto Silva foi rejeitado em unidades e acabou morrendo em frente ao Hospital Geral de Taipas, na zona norte

São Paulo|Da Agência Record

Vitor Augusto Silva estava com suspeita de embolia pulmonar
Vitor Augusto Silva estava com suspeita de embolia pulmonar Vitor Augusto Silva estava com suspeita de embolia pulmonar

O Ministério Público de São Paulo instaurou um inquérito civil nesta segunda-feira (9) para apurar o caso de Vitor Augusto Silva, jovem obeso que morreu, aos 26 anos, no chão de uma ambulância enquanto aguardava por atendimento médico em frente ao Hospital Geral de Taipas, na zona norte de São Paulo.

O inquérito foi instaurado pelo promotor Arthur Pinto Filho, com o intuito de investigar a negligência médica ocorrida com o então paciente, "uma vez que é responsabilidade do Poder Público garantir a qualidade e suficiência de serviços de saúde para os cidadãos".

Tanto a Secretaria Municipal de Saúde quanto a Secretaria Estadual de Saúde foram notificadas e terão cinco dias para apresentar um recurso ao Conselho Superior do Ministério Público, além de dez dias para explicar alguns pontos, como: as circunstâncias do atendimento em outras unidades de saúde do município pelas quais o paciente tenha passado e em que não conseguiu obter atendimento; o procedimento padrão para o atendimento de pacientes obesos, veiculado pela secretaria às unidades de saúde, e a indicação de que ele foi seguido nas referidas unidades; uma lista das unidades de saúde em que há macas especiais para o atendimento de pessoas acometidas por obesidade e a quantidade delas.

A Secretaria Municipal da Saúde informa que o paciente deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Perus na manhã de quarta-feira (4). Com a piora de seu estado de saúde, ele foi inserido na Central de Regulação de Urgência e Emergência (Crue) para transferência a um hospital de referência. Na manhã do dia 5, Vitor teve a vaga cedida e foi encaminhado para o Hospital Geral de Vila Nova Cachoeirinha, da gestão estadual, porém, quando a ambulância de transporte chegou à unidade, o paciente não foi admitido e aguardou nova referência de vaga.

Publicidade

A pasta esclarece que, quando uma vaga não é cedida por outros serviços de saúde, os pacientes são encaminhados para o hospital de referência da unidade. Nesse caso, a referência da UPA Perus é o Hospital Geral de Taipas, também do estado, para o qual o paciente foi encaminhado na sequência.

A gestão municipal lamenta o óbito e ressalta que a equipe da UPA Perus prestou todo o atendimento necessário ao munícipe.

Publicidade

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informa que Vitor foi recebido no Hospital Geral de Taipas após a liberação de um leito especial para pacientes com comorbidades. O paciente, que tinha um caso de extrema gravidade, foi atendido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e veio a óbito.

O caso

Segundo a família do rapaz, ele faleceu na ambulância, vítima de uma embolia pulmonar, que não pôde ser tratada pelo hospital. Os parente alegaram ainda que não havia estrutura para lidar com o peso de Vitor, uma vez que ele era obeso.

Publicidade

O jovem havia conseguido uma transferência, após muita pressão da UPA Perus, para o Hospital Vila Nova Cachoeirinha. Porém, ao chegar ao local, Vitor foi impedido de seguir com seu atendimento urgente, pois a unidade de saúde disse ao familiares não ter como tratar do enfermo, em razão de sua obesidade.

A família, desesperada com o grave caso de Vitor, buscou transferi-lo para o Hospital de Taipas, que foi mais um lugar que negou, num primeiro momento, o socorro ao homem de 26 anos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.