São Paulo 'Não havia nenhuma indicação', diz prefeito após viaduto ceder em SP

'Não havia nenhuma indicação', diz prefeito após viaduto ceder em SP

Prefeitura irá fazer o escoramento da estrutura cedida na madrugada desta quinta-feira (15). Órgão municipal fala em vistoriar outras 33 estruturas

'Não havia nenhuma indicação', diz prefeito após viaduto ceder em SP

Parte do viaduto Jaguaré, em São Paulo, cedeu nesta quinta-feira (15)

Parte do viaduto Jaguaré, em São Paulo, cedeu nesta quinta-feira (15)

Marcelo Goncalves/Sigmapress/Estadão Conteúdo – 15.11.2018

“Não havia nenhuma indicação ou possibilidade de que isso fosse acontecer. Não houve manifestação externa”, disse o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), após parte do viaduto Jaguaré, na zona oeste da cidade, ceder na madrugada desta quinta-feira (15).

De acordo com o prefeito, o problema foi pontual em uma viga da estrutura. “Nesse viaduto, não há nenhum ponto de atenção. Esperamos, agora, saber qual será o remédio a ser adotado até o fim do feriado”.

Em janeiro do ano passado, o órgão elencou 33 pontes e viadutos para fazer uma manutenção preventiva. Em novembro, segundo a prefeitura, o edital de licitação para contratar uma empresa que realizasse a conservação foi liberado. “Em três meses esperamos voltar a contratar uma empresa para fazer a manutenção preventiva”, complementou.

De acordo com o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano Machado Neto, o fato de a ruptura ter ocorrido durante o primeiro dia do feriado ajudou na rápida chegada das equipes municipais e a não ter severas consequências. A lentidão provocada pela interdição da via é grande, mas está fluindo bem, segundo o secretário. A maior preocupação do órgão neste sentido é a rodovia Castello Branco, que liga a capital paulista ao interior do Estado.

Para garantir a fluidez no tráfego, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) esclarece que há um acesso adicional para a rodovia por meio da marginal— a via tem um média de 650 mil veículos por dia. “Na volta do feriado, acaba tendo sempre uma coisa mais diluída”, informou o secretário. “Seguramente há um problema, mas as equipes irão trabalhar para garantir a fluidez.”

Leia também: Prefeitura de SP quer dar novo uso às áreas debaixo de viadutos

Interdição

“Não há previsão de até quando ficará interditada, porque primeiro vamos fazer o escoramento para entender o que ocorreu”, disse o secretário Neto. “A grande preocupação é preservar a área”, continuou. Neste momento os técnicos avaliam a estrutura que sustenta o viaduto, que faz parte do complexo da Ponte do Jaguaré.

"Estamos finalizando a vistoria e, em seguida, começar a montar plano de ataque para escoriação. Depois, iremos discutir a recuperação do viaduto", informou o secretário adjunto de Infraestrutura Urbana e Obras, Luiz Ricardo Santoro. "Não é algo corriqueiro, mas não é difícil", garantiu. Segundo o adjunto, a ruptura foi atípica e, visualmente, "não tem falha de manutenção".

O prefeito disse, ainda, que não é possível falar em prazos para a conclusão da obra. “A previsão do novo ponto de apoio no viaduto é até o final do feriado prolongado, no dia 20 de novembro”, comentou.

Obras

A fiscalização das estruturas dos 185 viadutos e pontes sob a responsabilidade da Prefeitura é feita por meio de vistorias periódicas pela SIURB (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras). Depois de ter sido suspensa por questionamentos feitos pelo Tribunal de Contas do Município, foi aberta, no último dia 9, licitação para contratação de empresas que irão desenvolver projetos estruturais e executivos de requalificação e laudos técnicos para manutenção de 33 pontes e viadutos.

A definição das prioridades foi decidida em conjunto com o Sinaenco (Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva. A secretaria informa, ainda, que durante as vistorias não foram constatados riscos estruturais. Abaixo segue lista das pontes e viadutos que fazem parte da licitação:

Ponte Jânio Quadros
Ponte Freguesia do Ó
Ponte Cidade Universitária
Ponte Eusébio Matoso
Ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo
Ponte Cruzeiro do Sul
Ponte do Limão
Ponte do Tatuapé
Ponte Aricanduva
Ponte da Casa Verde
Ponte das Bandeiras
Ponte e Viaduto Presidente Dutra
Viaduto Elias Nagin Brein
Viaduto Naor Guelfi
Viaduto Miguel Mofarrej
Viaduto Pacheco Chaves
Viaduto General Olimpio da Silveira
Viaduto Alberto Badra
Viaduto Carlos Ferraci
Viaduto Alcântara Machado
Viaduto Brigadeiro Luiz Antônio
Viaduto Gal. Euclides Figueiredo
Viaduto Gal. Marcondes Salgado
Viaduto Gal. Milton Tavares de Souza
Viaduto Jabaquara
Viaduto João Julião C. Aguiar
Viaduto Major Quedinho
Viaduto Paraiso
Viaduto Pedro de Toledo
Viaduto Washington Luiz
Viaduto Grande SP
Viaduto Gazeta do Ipiranga
Complexo Mackenzie