Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nos extremos, moradores sofrem com novas regras do Bilhete Único

Pagar do bolso, negociar com o patrão e mudar de rotina são alternativas depois das mudanças no vale-transporte, que começaram nesta sexta (1º)

São Paulo|Kaique Dalapola, do R7

Mudanças no vale-transporte começaram valer nesta sexta (1º)
Mudanças no vale-transporte começaram valer nesta sexta (1º) Mudanças no vale-transporte começaram valer nesta sexta (1º)

As novas regras do vale-transporte depositado pelas empresas no Bilhete Único começaram a valer nesta sexta-feira (1º). Com a mudança, os trabalhadores que moram mais longe devem ser mais afetados. Isso porque a integração gratuita só poderá ser feita uma única vez, no período de três horas.

Antes da mudança, os trabalhadores que usam o vale-transporte (pago pela empresa) podiam usar até três ônibus e um transporte de trilho (CPTM ou metrô) ou quatro ônibus. Agora, poderá usar só dois ônibus ou um ônibus e um embarque em transporte de trilho (pagando a diferença da integração de R$ 3,18).

Veja também: "Mudança no Bilhete Único é perversa para pobres", diz Marta Suplicy

Mecânico discutir mudanças com o patrão
Mecânico discutir mudanças com o patrão Mecânico discutir mudanças com o patrão

As novas regras devem afetar uma vez por semana a cuidadora de idosos Célia Regina, 48 anos. Ela trabalha no bairro da Casa Verde (zona norte de São Paulo) e mora no Jardim Etelvina (extremo da zona leste), precisando de três ônibus para se deslocar de um ponto para o outro. “Não tem jeito, vou ter que tirar do meu bolso para pagar uma condução a mais”, disse.

Publicidade

Também morador do extremo da zona leste paulistana, o mecânico Ricardo Souza, 33 anos, disse que ainda vai “conversar com patrão para ver o que fazer”. Ele está preocupado com o que pode acontecer, porque, segundo ele, “já ganha pouco, se tiver que pagar condução vai complicar ainda mais”.

Leia mais: Veja como fazer cadastro de Bilhete Único com identificação

Publicidade

O mecânico trabalha na própria zona leste, mas um caminho que é contramão: Pega a lotação que sai do bairro de Vila Chabilândia, desce no Terminal Itaquera e embarca no ônibus Parque Dom Pedro II, no meio do caminho, perto da estação Vila Matilde, pega o último ônibus, que vai para o Shopping Aricanduva.

Estudante vai pagar uma passagem a mais por dia
Estudante vai pagar uma passagem a mais por dia Estudante vai pagar uma passagem a mais por dia

A estudante Vanessa Silva, 26 anos, vai sentir as mudanças no Bilhete Único na hora de voltar da faculdade para casa. Ela trabalha como atendente em uma lanchonete do Terminal Itaquera e vai do trabalho direto para a faculdade. Na volta, utiliza três ônibus para chegar no bairro da Cidade Líder (extremo da zona leste), onde mora.

Publicidade

Em vez de pagar apenas uma condução e fazer integrações para voltar para casa com o que é depositado no vale-transporte, agora Vanessa vai pagar do seu bolso uma condução a mais diariamente.

A alteração no vale-transporte também vai obrigar trabalhadores a adaptar a rotina de ida ao trabalho. É o caso da secretária Vitória Iris, 17 anos. Para ir ao trabalho, ela pega o ônibus que sai do bairro da União de Vila Nova (extremo leste), faz integração no metrô Itaquera e vai até a estação Barra Funda.

Par facilitar a ida ao trabalho, a secretária precisa usar um ônibus até o bairro de Água Branca. Mas, para não pagar outra condução, vai ter que ir andando por um trajeto de cerca de 30 minutos ou utilizar um trem da CPTM.

Você tem alguma denúncia? Envie um e-mail para denuncia@r7.com

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.