Novo Coronavírus

São Paulo Nova variante do coronavírus é identificada em 20 cidades de SP

Nova variante do coronavírus é identificada em 20 cidades de SP

Segundo os pesquisadores, a P.4 é da mesma linhagem que deu origem à mutação de Manaus e se parece com a cepa da Índia

  • São Paulo | Do R7, com informações da Record TV

Nova cepa foi identificada em 20 cidades do interior de SP

Nova cepa foi identificada em 20 cidades do interior de SP

Portal Correio

Ao menos 20 cidades do interior de São Paulo identificaram uma nova variante do coronavírus, conhecida como P.4. Segundo os pesquisadores, ela é da mesma linhagem que deu origem à mutação de Manaus e se parece também com a cepa da Índia.

Foi em Porto Ferreira, cidade de 56 mil habitantes, que pesquisadores da Unesp descobriram a P.4, uma nova variante do coronavírus, que responde por quase 20% dos novos casos de covid-19 no município. Porto Ferreira se aproxima dos 130 óbitos pela doença. A cidade segue o Plano SP de combate à pandemia. Lojas e bancos continuam funcionando.


Segundo os pesquisadores, a P.4 derivada da mesma linhagem que deu origem à P.1, a variante de Manaus. A nova cepa foi isolada a partir da análise de 149 amostras de moradores da cidade contaminados pelo novo coronavírus nos últimos dois meses. O  pesquisador da Unesp que ajudou a identificar a variante ainda não sabe se a P.4 é mais agressiva ou mais contagiosa, mas diz que a mutação é parecida com a da índia.

Apesar do potencial de contágio ainda ser desconhecido pelos pesquisadores, a situação é de alerta. A prefeitura de Porto Ferreira reforçou o pedido de vacinação em massa ao governo federal. Um bloqueio pra ajudar a conter o vírus não está descartado.

Últimas