São Paulo Passeio turístico de trem que liga Itu e Salto é inaugurado em São Paulo

Passeio turístico de trem que liga Itu e Salto é inaugurado em São Paulo

Após 15 anos, foi lançado neste sábado (19) o Trem Republicano, com locomotiva com capacidade para 132 passageiros e vagão para usuários com pets

No início das operações será utilizada uma locomotiva usada no ano de 1952

No início das operações será utilizada uma locomotiva usada no ano de 1952

Divulgação/ Governo de SP

Foi inaugurado o Trem Republicano, um roteiro turístico-ferroviário entre as cidades de Itu e Salto, no interior de São Paulo, neste sábado (19). O projeto foi idealizado e concluído após 15 anos.

O nome do passeio vem da Convenção Republicana de Itu, evento ocorrido no dia seguinte ao 17 de abril de 1873, que marcou a inauguração da Estrada de Ferro Ituana. A convenção foi o marco da fundação do Partido Republicano Paulista (PRP), importante para o fim da monarquia, em 1889.

O projeto teve início em 2005. As obras começaram três anos depois, mas interrompidas na sequência. A retomada ocorreu em 2013. Incluindo pontes sobre o rio Tietê, o girador de locomotiva e a reforma das estações das duas cidades, ao todo, foram R$ 14,1 milhões investidos na iniciativa.

No início das operações, será usada uma locomotiva a diesel que pertencia à antiga Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, no ano de 1952, e três vagões com capacidade total de 132 passageiros, sendo que um deles é o Boutique Pet Friendly, onde os passageiros poderão viajar com seus bichos de estimação.

O trem vai circular em dois horários de segunda a quinta-feira, três às sextas-feiras e domingos e quatro aos sábados.

Últimas