Piracicaba retrocede para fase vermelha em plano de reabertura
Governo de SPA cidade de Piracicaba, no interior do estado, retrocedeu e passou para a fase 1 (vermelha), a mais restrita do plano de reabetura de São Paulo, em que somente atividades essenciais estão liberadas. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (17) durante coletiva de imprensa realizada pelo governo de São Paulo, no Palácio dos Bandeirantes.
Leia mais: Situação da covid-19 em Piracicaba preocupa governo de São Paulo
Piracicaba se une às cidades de Araçatuba, Campinas, Ribeirão Preto e Franca, que também estão na fase vermelha do plano de reabertura. A mudança de fase se deu, sobretudo, em função da piora nos indicadores de saúde. A ocupação de leitos de UTI está em 84,6%, de acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.
A nova classificação passa a valer a partir de segunda-feira (20). Na quarta-feira (8), o governo de São Paulo anunciou que o Hospital de Campanha do Ibirapuera, na zona sul da cidade, comecará a atender pacientes do interior do estado.
"Seguimos com a tendência de alta [de casos confirmados de covid-19] no interior do estado. Apesar disso, crescemos 11% na capacidade hospitalar", afirmou Marco Vinholi. Segundo o secretário, foram 259 respiradores distribuídos no estado nessa semana. Receberam o equipamento, segundo ele, as cidades de Bauru, Marília, Ribeirão Preto, Sorocaba e São José dos Campos.