São Paulo PM de SP terá 2.500 novas câmeras corporais a partir de março

PM de SP terá 2.500 novas câmeras corporais a partir de março

Equipamento acoplado no uniforma da tropa tem como objetivo aumentar segurança da população e de policiais em ações nas ruas 

  • São Paulo | Cesar Sacheto, do R7

Novas câmeras corporais devem ser entregues para uso da tropa em março

Novas câmeras corporais devem ser entregues para uso da tropa em março

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A Polícia Militar de São Paulo vai receber 2.500 novas câmeras corporais, equipamentos que serão acoplados aos uniformes com a finalidade de proporcionar mais segurança para a população e policiais militares em ações de patrulhamento, abordagens, etc.

O material deverá ser disponibilizado para a tropa a partir de março, conforme divulgou o governador do estado, João Doria (PSDB), nesta quarta-feira (10). "O uso de câmeras portáteis acopladas aos uniformes fortalece a produção de provas e, ao mesmo tempo, protege os cidadãos e os policiais, dando mais transparência ao trabalho da PM", complementou Doria.

O governador ressaltou ainda que a PM paulista é a primeira a utilizar câmeras portáteis em grande escala e com a atual tecnologia em todo o Brasil. Os registro de áudio e vídeo fortalecem a produção de provas e o esclarecimento de ocorrências.

Policial militar exibe equipamento

Policial militar exibe equipamento

Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

A juíza de direito Ivana David, que atua na 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, considera importante o uso de tecnologia no trabalho da PM nas ruas.

"Todas as polícias do mundo usam câmeras. É um importante meio de obtenção de provas à disposicao de todos os envolvidos no sistema de segurança pública", avaliou.

Custos

Segundo o governo estadual, a compra das câmeras foi efetuada por meio de uma licitação internacional, realizada no final de 2020, cujo vencedor foi o consórcio Avanta/Axon. O contrato terá duração de 30 meses e custará R$ 1,2 milhão para operação e gestão completa do sistema.

Atualmente, a PM já conta com 585 câmeras portáteis em operação no estado. Essas unidades foram obtidas em parceria com a iniciativa privada e estão em uso desde agosto de 2020 nas regiões central e sul da capital paulista.

Últimas