São Paulo Polícia apura suposta vacina falsa aplicada em idoso na zona sul de SP

Polícia apura suposta vacina falsa aplicada em idoso na zona sul de SP

Suspeita surgiu após enfermeira gravar o pai sendo imunizado contra covid-19 nesta quarta (14), em UBS na região do Ipiranga

Idoso recebeu suposta vacina de vento

Idoso recebeu suposta vacina de vento

Reprodução

A Polícia Civil investiga uma possível aplicação de vacina de vento em um idoso de 68 anos, na manhã desta quarta-feira (14), na UBS (Unidade Básica de Saúde) de São Vicente de Paula, na região do Ipiranga, zona sul de São Paulo.

Quem levou a suspeita para a polícia foi a enfermeira Andressa Bezerra Amorim, filha do idoso, que filmou o procedimento de vacinação do pai. Como as imagens ainda estão sendo apuradas e não são conclusivas, o vídeo não será publicado nesta reportagem.

Segundo a enfermeira Andressa Bezerra Amorim, ela foi levar seu pai, João de Sousa Amorim, de 68 anos, para ser vacinado na UBS. Ela gravou o procedimento e quando chegou em casa notou que o imunizante não teria sido aplicado.

Segundo Andressa, o vídeo mostra a agulha sendo inserida no braço de João, a profissional puxou o êmbolo da seringa e, em seguida, colocou a mão para esconder que não empurra o êmbolo para injetar o líquido.

Depois de notar o possível farsa na aplicação da vacina, Andressa foi ao 17º DP (Ipiranga) e informou o ocorrido. O delegado, então, fi até a UBS e questionou os profissionais de saúde do local, que disseram que iriam enviar o vídeo para a análise da Equipe de Vigilância em Saúde, do Programa Nacional de Imunização, e dariam um retorno em até três dias.

Caso hpa confirmaão da suspeita de Andressa, os profissionais disseram que fariam a aplicação da vacina e tomariam as medidas legais cabíveis. A filha do idoso relatou ainda que os funcionários da UBS foram resistentes e disseram que a vacina tinha sido aplicada, mas ela questionou o procedimento justamente por ser profissional da saúde.

Últimas