São Paulo Polícia de SP faz operação contra grupo que se passa por gerente de banco para aplicar golpe em idosos

Polícia de SP faz operação contra grupo que se passa por gerente de banco para aplicar golpe em idosos

Suspeitos ligam para as vítimas, afirmam que a conta delas está com problemas e que é necessário informar a senha para resolver o caso

  • São Paulo | Laura Lourenço, da Agência Record

Agentes devem apresentar o resultado da operação no Palácio da Polícia Civil

Agentes devem apresentar o resultado da operação no Palácio da Polícia Civil

Reprodução/Google Maps

A Polícia Civil realiza uma operação, na manhã desta quinta-feira (4), para cumprir mandados de busca e apreensão contra suspeitos de cometer o "golpe do gerente" na região metropolitana e no interior de São Paulo.

A ação é coordenada pela DCCIBER (Divisão de Crimes Cibernéticos), do Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais). Segundo informações do delegado Carlos Ruiz, a operação visa desmantelar o grupo, acusado de cometer um golpe cibernético intitulado "golpe do gerente".

A ação do grupo consiste em um dos suspeitos se passar por um gerente de banco, ligar para as vítimas, que são idosas, e dizer que a conta delas está com um problema operacional e que, para resolver o impasse, é necessário que elas passem a senha da conta bancária ou realizem uma transferência via Pix para uma conta do banco.

O suposto gerente do banco diz que o dinheiro da vítima será restituído na sequência, algo que não acontece.

Também de acordo com o delegado, uma das vítimas perdeu aproximadamente R$ 49 mil após uma transferência para o grupo.

Até o momento, cinco suspeitos foram levados para a delegacia para averiguações. Eles eram responsáveis por receber o dinheiro desses idosos.

Agora, as equipes estão atrás do mentor do golpe. A investigação acontece há pelo menos três meses. Serão cumpridos nesta manhã 15 mandados de busca e apreensão na região metropolitana e no interior do estado.

Após os cumprimentos, os agentes retornarão ao Palácio da Polícia Civil para apresentar o resultado das ações.

Últimas