São Paulo Polícia instaura inquérito para apurar agressão de PM contra jovem

Polícia instaura inquérito para apurar agressão de PM contra jovem

Nas imagens, é possível ver o rapaz em uma viela na zona norte de São Paulo cercado por policiais. Um deles atinge o jovem na perna e no rosto

  • São Paulo | Enrico Bertagnoli, da Agência Record

Vídeo flagra agressão de PM  na zona norte

Vídeo flagra agressão de PM na zona norte

Reprodução

A Polícia Militar instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar a agressão de policiais contra um jovem de 27 anos na rua da Fonte, no Jardim Fontális, zona norte da capital paulista. A agressão foi registrada em vídeo por uma moradora do local. 

Em uma das filmagens, é possível ver o rapaz sentado em uma escada em uma viela cercado por policiais. Pelo menos cinco agentes da 1ª Companhia do 43° Batalhão, que atende a área do Jaçanã, aparecem no vídeo. 

No inquérito, os policiais militares soldados Xavier e Neto afirmam que durante o atendimento de uma ocorrência de perturbação de sossego público, foram recebidos no endereço com tiros de rojões, pedradas e garrafadas.

O soldado Xavier relata que entrou em luta corporal com um homem, que além de ter arremessado pedras contra a equipe, tentou pegar a arma do militar. Os policiais afirmaram que socorreram o homem, com lesões no rosto, pescoço e braço. Xavier também teria se machucado e recebido afastamento por 7 dias.

Segundo as investigações, a partir do vídeo, que mostram as agressões, foram identificados oito policiais militares.

O 1º tenente PM Wagner, 3º sargento PM Busnardo, soldado PM Bruno, soldado PM Quizzeppi, soldado PM Vinícius, soldado PM Xavier, soldado PM Neto e soldado PM Lopes foram afastados por haver indícios da prática dos crimes militares de lesão corporal e abuso de autoridade.

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que, "assim que tomou conhecimento das imagens, instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) contra os policiais por abuso de autoridade e que foram imediatamente afastados do serviço operacional. A Corregedoria da PM acompanha o caso. O Governo do Estado de São Paulo não compactua com desvios de conduta e investiga rigorosamente toda e qualquer denúncia contra seus agentes."

Agressões filmadas

Um vídeo flagrou um policial militar agredindo jovem na zona norte da capital na noite desta sexta-feira (12). Nas imagens, é possível ver o rapaz sentado em uma escada em uma viela cercado por policiais.

Pelo menos cinco agentes da 1ª Companhia do 43° Batalhão, que atende a área do Jaçanã, aparecem no vídeo.

Em determinado momento, um dos policiais se aproxima do jovem e acerta sua perna esquerda com um cassetete. Em seguida, joga o bastão no rosto da vítima.

O Centro de Operações da Polícia Militar informou que havia um acionamento para agressão no endereço às 20h54, porém no local nada teria sido constatado.

O 73° Distrito Policial do Jaçanã, que atende a área, não soube informar se o caso foi registrado na delegacia devido à troca de plantão.

Últimas