Coronavírus

São Paulo Poupatempo faz mutirão para resolver pendências de CNHs em SP

Poupatempo faz mutirão para resolver pendências de CNHs em SP

Ação ocorre neste sábado (10), das 13h às 17h, em 22 unidades espalhadas pelo estado. Vagas e agendamentos já estão disponíveis no site da instituição 

  • São Paulo | Do R7

Unidades continuam operando com capacidade reduzida

Unidades continuam operando com capacidade reduzida

ROGÉRIO GALASSE / FUTURA PRESS / ESTADÃO CONTEÚDO - 18.08.2020

O Poupatempo vai realizar um mutirão de atendimentos para solucionar as pendências nos serviços realacionados à CNH (Carteira Nacional de Hebilitação), neste sábado (10), das 13h às 17h, em 22 unidades espalhadas pelo estado.

Leia também: SP dá início a processo de concessão do Complexo do Ibirapuera

As vagas já estão abertas e os interessados devem fazer o agendamento por meio do site. Os serviços oferecidos são: primeira habilitação, adição/mudança de categoria, reabilitação e habilitação para pessoa com deficiência.

Os atrasos e dificuldades foram gerados no período de isolamento social em São Paulo, quando alguns atendimentos não puderam ser realizados já que as unidades só podem operar com apenas 30% da capacidade, respeitando os protocolos de segurança. No mesmo período, o Poupatempo passou a atender todos os serviços do Detran.SP. 

Leia também: Governo de SP abre 23.040 novas vagas para ensino técnico em 2021

A ação, em parceria com o Sindautoescola.SP, vai ocorrer nas cinco unidades do Poupatempo da Capital (Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé), além de Guarulhos, Osasco, Carapicuíba, São Bernardo Campo, Mauá, Sorocaba, Campinas Shopping, Araraquara, Santos, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba, Jacareí, Jundiaí, São José dos Campos e Suzano.

“A ideia é oferecer um grande mutirão para que o cidadão que tenha alguma pendência possa regularizar sua situação com o órgão de trânsito, de maneira rápida e desburocratizada”, afirma o diretor-presidente do Detran.SP, Ernesto Mascellani Neto.

CNH Digital

O usuário pode renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) pelos canais digitais oferecidos pelo Detran.SP por meio da plataforma do Poupatempo. Após a emissão, o documento será disponibilizado no aplicativo CDT (Carteira Digital de Trânsito) e a versão impressa enviada via correio no endereço cadastrado no Detran.SP.

Leia também: Jovens presos por atirar na polícia não estavam armados, diz defesa

O processo eletrônico é simples e vale para todas as categorias de CNH, e está disponível para quem não quer alterar dados no documento e aqueles que não estejam com a habilitação suspensa ou cassada. Basta acessar o portal do Poupatempo ou o aplicativo Poupatempo Digital e selecionar a opção 'Renovação de CNH'.

Para aqueles que desejam fazer a CNH digital após a renovação da habilitação, que virá com um QR Code (código de barras), basta solicitá-la por meio do aplicativo CDT. A validade da CNH digital, que ficará armazenada no celular do usuário, é a mesma da impressa e tem o mesmo valor jurídico.

Serviços digitais

O Poupatempo e o Detran.SP ampliaram a quantidade de serviços online disponíveis em seus canais digitais. São mais de 80 opções no portal e aplicativo Poupatempo Digital.

Leia também: CET: Doze semáforos são alvos de vandalismo por dia em 2020 em SP

Entre os serviços online estão: solicitação da segunda via e da CNH; Certidão de Prontuário; consulta de pontuação licenciamento de veículos (CRLV); IPVA; emissão do Atestado de Antecedentes Criminais; Seguro Desemprego; Carteira de Trabalho; consulta ao saldo da Nota Fiscal Paulista, atendimentos da Sabesp, CDHU e da Secretaria da Educação, por exemplo.

Para quem precisa do atendimento presencial, o site e o aplicativo também realizam agendamento de data e horário no postos.

Últimas