Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Preços enganosos e balança escondida: veja irregularidades descobertas no Mercadão

Procon foi ao Mercado Municipal fiscalizar denúncias do ‘golpe da fruta’, e achou outras falhas nas barracas do cartão-postal de SP

São Paulo|Do R7

Fiscalização ao Mercadão ocorreu na manhã desta quinta-feira (17)
Fiscalização ao Mercadão ocorreu na manhã desta quinta-feira (17) Fiscalização ao Mercadão ocorreu na manhã desta quinta-feira (17)

A fiscalização do Procon São Paulo no Mercado Municipal, realizada nesta quinta-feira (17) para averiguar as denúncias sobre o ‘golpe da fruta’, em que clientes que são coagidos a comprar frutas por um alto preço, encontrou outras falhas em barracas do cartão-postal da capital paulista.

O diretor-executivo do órgão, Fernando Capez, disse que durante a vistoria não foram verificadas reclamações a respeito dessa modalidade de golpe, mas ao menos três formas de irregularidade foram descobertas no Mercadão.

Uma delas se tratava da exposição do preço das frutas. “Tem o preço, mas não diz se é do quilo, da caixa, da unidade, de quantidade, e o cliente fica sem saber”, explica Capez.

A segunda falha identificada em outra barraca foi uma balança escondida, em que os consumidores não conseguiam ver o que estava sendo pesado, qual o peso e qual o valor da compra.

Publicidade

Outro problema encontrado foi o CNPJ da barraca diferindo do CNPJ da balança e do caixa. “Ou seja, você está pagando dinheiro que vai para outro CNPJ. Pode ocorrer fraude fiscal”, argumenta o diretor do Procon.

Fiscalizações futuras

De acordo com Fernando Capez, a fiscalização dessa quinta-feira foi feita de forma ostensiva, com os agentes de colete e indicando a presença do Procon no Mercadão.

Mas o órgão pretende realizar novas operações no local, com seus fiscalizadores à paisana, para tentar surpreender possíveis fraudadores nas barracas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.