Prefeitura de SP ajuda 3.500 pessoas com pedido de auxílio emergencial

Número de postos do Cate em funcionamento chegou a 13 na capital nesta semana. É preciso agendar atendimento pela central 156 ou portal

Cate de SP ajuda 3.500 pessoas a conseguir auxílio-emergencial

Cate de SP ajuda 3.500 pessoas a conseguir auxílio-emergencial

Tânia Rêgo/Agência Brasil-05.05.2020

Desde segunda-feira (11), 3.500 pessoas foram auxiliadas no acesso aos serviços de habilitação do seguro-desemprego e requerimento do auxílio emergencial nas unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo), da Prefeitura de São Paulo.

A Prefeitura já reabriu 13 postos do Cate para ajudar a população que está encontrando dificuldades para acessar os benefícios durante a crise provocada pela pandemia do coronavírus. O atendimento é apenas por agendamento.

Leia também: Prefeitura abre postos para auxílio emergencial e seguro-desemprego

As quatro últimas unidades abertas ficam localizadas nos bairros de Santana, Itaim Paulista, São Mateus e Jabaquara. Elas atenderam 28,5% do total, cerca de 1.000 pessoas nos primeiros três dias.  

“Nos postos do Cate fazemos o requerimento para o cidadão que ainda não o fez e não dispõe de recursos tecnológicos para essa efetivação, mas muita gente que já conseguiu requerer o benefício pela internet está agendando para esclarecer dúvidas que podem ser obtidas facilmente pelo computador. Isso acaba fazendo com que pessoas que realmente precisam ser atendidas no Cate para ter acesso ao benefício tenham que aguardar alguns dias para serem atendidas ”, comentou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Leia também: Novo rodízio de SP pode estimular fraudes em placas, diz PM

Para ser atendido, é obrigatório o agendamento prévio. 

Como realizar agendamento

As pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego ou requerer o auxílio emergencial devem ligar para a central 156 da Prefeitura de São Paulo ou acessar a página principal do Portal SP156 no endereço https://sp156.prefeitura.sp.gov.br. No uso por telefone, a gravação do serviço informa as opções 0-4-4-2 do ambiente eletrônico para ser direcionado para agendar o atendimento no Cate mais próximo de sua casa.

No atendimento presencial, é necessário apresentar todos os documentos orientados pela central 156. Na chegada do cidadão, é confirmado se consta na lista de pessoas agendadas e conferidos os documentos. Quem for atendido nas 13 unidades do Cate encontrará os postos seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para o distanciamento social em filas e assentos, além do uso obrigatório de máscaras pelas equipes técnicas e usuários. No local, é oferecido álcool em gel e máscaras descartáveis, caso a pessoa chegue ao local sem a proteção.

Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h

Zona Norte

Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Tamatiás, 300
Cate Perus - Rua Lídio Figueiredo, 349
Cate Santana - Av. Tucuruvi, 808

Zona Sul
Cate Cidade Ademar - Av. Servant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400

Zona Oeste
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201