São Paulo Prefeitura de SP autoriza abertura de concursos para professores

Prefeitura de SP autoriza abertura de concursos para professores

Mais de 3,2 mil docentes poderão ser contratados. Parceria com Instituto Singularidades prevê qualificação profissional e estágios

  • São Paulo | Do R7

Prefeitura de SP 
autoriza abertura de concursos públicos para professores

Prefeitura de SP autoriza abertura de concursos públicos para professores

Arquivo Pessoal

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (15) a autorização para a abertura de dois novos concursos públicos para a contratação de professores. No total, 3.250 docentes poderão ser contratados para a rede municipal de ensino. 

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), apenas neste ano foram convocados mais de 4 mil profissionais da educação que participaram dos últimos concursos. “Temos quase mil unidades e 1,07 milhão de alunos”, disse.

O concurso será para 1.270 professores de educação fundamental II, com salário inicial de R$ 2.379,56, e 1.980 de fundamental I, com remuneração de R$ 2.874,48. A carga horária é de 30 horas-aula semanais.

Parceria

O acordo de cooperação com o Instituto Singularidades, instituição particular de ensino superior com sede na capital, pretende contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos futuros professores da capital. A parceria garantirá bolsas de estudo para educadores da rede municipal em cursos livres oferecidos pela instituição.

Estágios

Os estágios vão funcionar no modelo de clínica pedagógica, alinhados à Base Nacional Comum Curricular, cuja aplicação obrigatória ocorre em 2023. Elas preveem interações mais práticas do universitário dentro da sala de aula, acompanhado pelo professor mentor.    ⁣

As atividades terão início no próximo ano com os ingressantes dos cursos de pedagogia e letras. A expectativa é que, inicialmente, 110 universitários façam estágio em escolas vinculadas à Diretoria Regional de Educação Ipiranga e Butantã. A meta é que a parceria chegue a 40 escolas até 2024. ⁣

Cursos de formação

O acordo vai permitir que professores da rede municipal recebam bolsas de estudo para cursos de extensão na modalidade online. As bolsas de estudo serão estendidas aos mentores, coordenadores pedagógicos e diretores da rede municipal. 

Últimas