Sala de aula do colégio Humbolt, localizado na zona sul de São Paulo
Bruno Santos / Folhapress - 01.09.2020A prefeitura de São Paulo divulgou neste sábado (26), por meio de publicação no Diário Oficial, as regras para a retomada das aulas presenciais de reforço na cidade, no próximo dia 7 de outubro. As escolas devem funcionar apenas com 20% da capacidade por turno e cada aluno deve frequentar o colégio apenas por duas horas, em dois dias na semana.
Leia mais: SP: 90% das universidades não vão retomar aulas a partir de outubro
O prefeito autorizou apenas o retorno das atividades extracurriculares para os alunos do Ensino Infantil, Fundamental e Médio. A regra vale para as instituições públicas (municipal e estadual) e privadas. As escolas poderão reabrir nos dias 7 ou 19 de outubro. Já os professores deverão retornar às unidades antes, nos dias 5 ou 15 de outubro.
As principais atividades que devem ser desenvolvidas são: atividades culturais, cursos de idiomas, atividades esportivas, exceto aquelas que demandem contato físico e organização coletiva, atividades de reforço escolar, preferencialmente de Língua Portuguesa e de Matemática, acolhimento, musicalização, contos literários, oficina de culinária, teatro de fantoches, exploração tátil/visual e atividades recreativas.
Cada conselho escolar deve realizar uma consulta com os pais e definir como será feita a retomada e a data marcada. Essas especificações devem ser encaminhadas para a Secretaria Municipal de Educação para a sua aprovação. Atividades em grupo seguem proibidas.
Veja o protocolo de volta às aulas no Estado de São Paulo