Coronavírus

São Paulo Prefeitura de SP revisa protocolos de velórios e enterros por covid-19

Prefeitura de SP revisa protocolos de velórios e enterros por covid-19

Secretarias e subprefeituras avaliam se este é o melhor momento para a flexibilização e que mudanças podem ser implementadas

  • São Paulo | Laura Augusta*, da Agência Record

 Vista geral do Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina, na zona leste de São Paulo

Vista geral do Cemitério da Vila Formosa, o maior da América Latina, na zona leste de São Paulo

TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO CONTEÚDO - 25.04.2020

A prefeitura de São Paulo analisa a possibilidade de flexibilização de protocolos estabelecidos para enterros e velórios de vítimas de covid-19. Em nota divulgada nesta quinta-feira (26), a gestão municipal afirmou que as secretarias e as subprefeituras estão em contato para entender se este é o melhor momento para a flexibilização e quais medidas podem ser alteradas.

A pasta informou que pelo menos até esta quinta-feira (26) os enterros e velórios seguem o decreto 59.372, de 24 de abril de 2020, em que os velórios são vetados em caso de morte por covid-19.

Além disso, se a pessoa não morreu em decorrência do coronavírus os velórios deveriam acontecer com no máximo dez participantes e por tempo limite de 1 hora, com proibição de cerimônias noturnas. Os sepultamentos também foram alterados, podendo acontecer após às 18h.

O governo estadual afirma que as prefeituras têm autonomia para definir e se responsabilizar pelas medidas adotadas para os serviços funerários.

*Estagiária sob supervisão de Rafael Custódio

Últimas