São Paulo Prefeitura libera trecho de 2 km, mas trânsito fica acima da média

Prefeitura libera trecho de 2 km, mas trânsito fica acima da média

Companhia de Engenharia de Tráfego liberou trajeto da pista expressa da marginal Pinheiros, onde viaduto cedeu e provocou interdições

Trânsito em São Paulo nesta segunda

Zona oeste de SP, onde viaduto cedeu, é a mais afetada pelo trânsito

Zona oeste de SP, onde viaduto cedeu, é a mais afetada pelo trânsito

Ronaldo Silva / Estadão Conteúdo / 02.12.2018

Após a liberação de mais 2 km da pista expressa da marginal Pinheiros, interditada por causa do viaduto que cedeu, a cidade de São Paulo registrou, na manhã desta segunda-feira (3), congestionamento acima da média.

A zona oeste, região onde o viaduto Jaguaré cedeu e provocou diversas interdições, é a mais afetada, com 36 km de lentidão.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 7h30, foram registrados 119 km de lentidão. A média, para o horário e para a cidade, é de 61 km a 95 km. A zona sul ocupa o segundo lugar, com 35 km de lentidão, seguida de leste, com 24 km; norte, com 13 km; e centro, com 12 km.

Leia mais: Governador de SP assina decreto para criar ciclovias em rodovias

Viaduto

Após reerguer um metro do viaduto que desabou na marginal Pinheiros, no dia 15 de novembro, durante o feriado da Proclamação da República, a prefeitura considerou que a velocidade do processo de testes e elevação da estrutura, encerrados neste domingo (2), superaram as previsões da gestão municipal.

"Concluímos 100% do macaqueamento. Hoje estamos no 18º dia fazendo aquilo que esperávamos fazer entre o 25º dia e o 30º dia depois do incidente", afirmou o prefeito Bruno Covas, no início da tarde deste domingo. O viaduto cedeu no dia 15 de novembro e provocou a destruição de cinco veículos que transitavam pelo local.

Segundo o prefeito, nas últimas 12 horas trabalharam dois mil homens/hora para entregar as obras. Covas estimou, porém, que serão necessários mais 15 dias para que a Prefeitura defina a obra necessária para fazer a remediação da estrutura. Nos dois dias de macaqueamento, segundo a gestão municipal, trabalharam 217 operários, técnicos e engenheiros.

Veja também: Destroços de aeronave que caiu sobre casa em SP são retirados

Liberação

A CET liberou, a partir das 6h de hoje, um novo trecho de 2,1 km da pista expressa da marginal Pinheiros, sentido Interlagos/Castelo Branco, entre a praça Silveira Santos e o acesso da pista expressa para a local, próximo ao shopping Villa Lobos. Com a conclusão dessa obra, já foram liberados 13,3 km da pista expressa da marginal, que está interditada desde o dia 15.

Também serão iniciadas nesta segunda as obras de construção de um novo acesso da ponte Edson Godoy Bueno para a pista expressa. Hoje, essa ponte termina direto na pista local.