Novo Coronavírus

São Paulo Pró-Sangue orienta a doar antes de vacinação contra gripe ou covid-19

Pró-Sangue orienta a doar antes de vacinação contra gripe ou covid-19

Doação de sangue sofre impacto nas épocas de vacinação por conta do intervalo de espera necessário após a imunização  

  • São Paulo | Do R7

Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação contra a gripe

Pró-Sangue incentiva doação de sangue antes da vacinação contra a gripe

Paulo Marques/ Photo Press/Folhapress - 15.04.2021

Após o início da campanha de vacinação contra a gripe influenza, nesta segunda feira (12), a fundação Pró-Sangue tem estimulado as pessoas a doarem sangue antes da imunização.

As campanhas de vacinação sempre têm um impacto na doação de sangue, segundo a fundação. O protocolo do Ministério da Saúde recomenda às pessoas aguardar 48 horas antes de doar.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde também atualizou os prazos de doação para quem tomou a vacina contra a covid-19. As pessoas vacinadas com a CoronaVac precisam esperar ao menos 48 horas. No caso da vacina de Oxford, o intervalo é de 7 dias.

Vacinação contra gripe

A campanha nacional da vacinação contra a gripe iniciada no dia 12 acontece em três etapas até o dia 9 de julho.

A primeira fase, que vai até dia 10 de maio, prioriza a vacinação em trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, além de mães de bebês com até 45 dias de vida.

O Ministério da Saúde orienta as pessoas do grupo prioritário para as duas vacinas que deem preferência à imunização contra covid-19. Além disso, é importante que respeitar o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas.

Últimas