São Paulo Pró-Sangue pede ajuda para cobrir 90% de vagas para doações em SP

Pró-Sangue pede ajuda para cobrir 90% de vagas para doações em SP

Doadores devem marcar doações entre segunda e sexta, dias em que espera por atendimento é menor. Sábado lidera procura

No momento, Fundação opera com 37% do estoque, somente

No momento, Fundação opera com 37% do estoque, somente

Venilton Küchler / Fotos Públicas

A Fundação Pró-Sangue pede à população que doe sangue nos próximos dias, pois o sistema de agendamento online está com 90% das vagas livres durante a semana e precisa de ajuda para a manutenção dos estoques de bolsas de sangue. Com exceção do sábado, que é o dia mais procurado e, geralmente, tem as vagas esgotadas, os doadores devem procurar agendar as doações entre segunda e sexta-feira, dias em que a espera por atendimento é menor.

Todas as unidades de coleta da Pró-Sangue estão operando regularmente no horário convencional, a fim de manter o abastecimento das mais de 100 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana de São Paulo.

Segundo a Fundação, o número de doações de sangue caiu sensivelmente nessa semana, após o endurecimento de restrições no estado, que entrou em vigor nessa segunda-feira (15). No momento, a Pró –Sangue opera com somente 37% do estoque.

Os interessados podem agendar a data da doação e o local mais favorável, diretamente no site da Fundação. 

Restrições

Ainda de acordo com a Pró-Sangue há um intervalo a ser respeitado por quem tomou a vacina contra covid-19. Pessoas que tomaram CoronaVac não podem doar sangue no período de até 48h após a aplicação. Para quem tomaram a vacina de Oxford, são sete dias.

Doadores que viajaram para o exterior ou tiveram contato com a doença recentemente podem ser impedidas de fazer a doação, a partir de avaliação no processo de triagem.

Quem estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação. 

O doador deve estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente.

A Pró-Sangue recomenda, também, evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas antes.

Últimas