São Paulo Procuradores de Justiça de SP lançam chapa para concorrer ao Conselho Superior do MP

Procuradores de Justiça de SP lançam chapa para concorrer ao Conselho Superior do MP

Em carta-manifesto, grupo defende aprimoramento da democracia interna da instituição

  • São Paulo | Da Record TV

Sede do Ministério Público de São Paulo

Sede do Ministério Público de São Paulo

Reprodução/Google Street View

Seis procuradores de Justiça de São Paulo lançaram a chapa “Legitimidade e Compromisso com o MP” para concorrer ao Conselho do Ministério Público de São Paulo para o biênio 2022/2023.

O Conselho é um órgão do Ministério Público responsável por questões relativas à movimentação da carreira, análise de arquivamentos de inquéritos, além de outras atribuições administrativas referentes aos membros do Ministério Público.

A chapa é formada pelos Procuradores de Justiça Antonio Carlos da Ponte, José Carlos Mascari Bonilha, Marco Antonio Ferreira Lima, Nelson Luís Sampaio de Andrade, Pedro de Jesus Juliotti e Saad Mazloum, todos com vasta experiência institucional.

O grupo divulgou uma carta-manifesto no qual defende, entre outros tópicos, o aprimoramento da democracia interna do órgão com a possibilidade de que promotores e promotoras de Justiça possam se candidatar para cargos e funções da administração do Ministério Público.

A eleição está marcada para dezembro. No documento, os procuradores assinalam que atualmente eleição para o conselho, que tem nove integrantes, não é direta. Promotores e Procuradores de Justiça elegem 6 conselheiros. Os outros três são eleitos por 40 integrantes do Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça.

Últimas