São Paulo Programação cultural online celebra aniversário de São Paulo

Programação cultural online celebra aniversário de São Paulo

Capital paulista completa 467 anos de fundação no dia 25 de janeiro e museus preparam eventos para celebrar. Confira roteiro

São Paulo completa 467 anos em 25 de janeiro

São Paulo completa 467 anos em 25 de janeiro

ANDRE LUCAS/ESTADÃO CONTEÚDO

A cidade de São Paulo completa 467 anos de fundação no dia 25 de janeiro e uma programação cultural online gratuita fará parte das comemorações. Fazem parte do roteiro os museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, Oficina Cultural Maestro Juan Serrano e Fábricas de Cultura, além de equipamentos da secretaria estadual de Cultura gerenciados pela Poiesis.

Confira a programação:

Casa das Rosas

Casa das Rosas

Divulgação Governo do Estado de São Paulo

Casa das Rosas

Trechos de entrevistas do escritor paulistano Haroldo de Campos são o centro do evento promovido pela Casa das Rosas, das 19h às 21h, pela plataforma Zoom. Em "De perdizes às galáxias - O cosmopolitismo de Haroldo de Campos", Júlio Mendonça, coordenador do Centro de Referência Haroldo de Campos, comenta o cosmopolitismo do poeta e da cidade. As inscrições devem ser feita pelo site do museu.

Casa Guilherme de Almeida

O premiado filme Afro-Sampas, que explora as manifestações da presença africana na música brasileira. Se, em 1966, Baden Powell "carioquizava" o candomblé com os afro-sambas que compôs com Vinícius de Moraes, meio século depois vivemos um momento inédito com a chegada de músicos de diferentes países africanos à metrópole paulistana. A obra será exibida online, via Zoom, no dia 23 de janeiro, às 15h. As inscrições estarão abertas até o dia 22 neste link

Casa Mário de Andrade

Com enfoque em sustentabilidade e meio-ambiente, a aula-show "Água do meu Tietê, onde me queres levar?" apresentará ao público composições de Victor Kinjo baseadas no mesmo rio que inspirou Mário de Andrade a escrever seu último poema, A Meditação sobre o Tietê (1945). A atividade acontece no dia 23 de janeiro, das 16h30 às 18h30, pelo Google Meet. Para participar, basta se inscrever neste link até o dia do evento.

Oficina Cultural Maestro Juan Serrano

Voltada para todos os públicos, a Oficina Cultural Juan Serrano oferece programação diversificada com atrações artísticas que envolvem artes visuais, gastronomia, literatura, música, grafite e teatro por plataformas virtuais, com transmissão pelo Facebook das Oficinas Culturais no dia 25 de janeiro, segunda-feira, das 10h30 às 16h30.

Uma receita paulista que remete a momentos de encontros e festejos populares será preparada ao vivo. Com ingredientes próprios ou kits retirados na Oficina Cultural e, utilizando fogão e geladeira de suas casas, os participantes serão orientados a preparar esta versão light de cuscuz que, além de abóbora, também usa legumes e castanha. Os ingredientes para produção serão disponibilizados gratuitamente para Delivery Cultural. As inscrições devem ser feitas pelo Whatsapp (11) 3971-3640. A atividade será realizada das 10h30 às 12h via Zoom aos inscritos e com retransmissão aberta no Facebook das Oficinas Culturais.

Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha

Em "Palavras de afetos: músicas e poesias de amor à São Paulo", serão apresentadas músicas sobre os afetos encontrados na capital paulista na voz da cantora Luana Bayô. As poetas Mayana Vieira, Midria da Silva e do poeta Igor Chico, exibirão suas escritas que dizem sobre as periferias da zona sul, norte e leste. O encontro acontecerá no domingo, dia 24 de janeiro, das 19h às 20h pelo Youtube das Fábricas de Cultura.

Últimas