São Paulo Protesto de motoristas de ônibus bloqueia terminais em São Paulo

Protesto de motoristas de ônibus bloqueia terminais em São Paulo

Segundo SPTrans, motoristas retiraram chaves e cortaram correia do motor dos coletivos. Manifestação afeta zona leste e oeste

  • São Paulo | Mariana Rosetti e Rodrigo Martinez, da Record TV

Protesto de motoristas causa trânsito na Estrada Sapopemba, zona leste de SP

Protesto de motoristas causa trânsito na Estrada Sapopemba, zona leste de SP

Reprodução Record TV

Um protesto de motoristas de ônibus bloqueou, na manhã desta segunda-feira (28), os acessos aos terminais Pinheiros, na zona oeste, e São Mateus, na zona leste de São Paulo. Os coletivos foram danificados. Segundo a SPTrans, motoristas retiraram chaves e cortaram correia do motor de alguns veículos.

De acordo com a secretaria, por volta das 7h um grupo atacou dois coletivos na avenida Ragueb Chofhi, sendo um na altura da avenida Aricanduva e o outro na altura da Avenida Jacu Pêssego. Nesse momento, manifestantes retiraram as chaves dos coletivos e cortaram a correia do motor de outros.

No Terminal São Mateus, há informações de que três coletivos tiveram os pneus esvaziados, obstruindo totalmente a entrada do terminal.

A Polícia Militar foi acionada para uma ocorrência de manifestação na rua Gilberto Sabino, 130, em Pinheiros, zona oeste de São Paulo, às 6h10 desta segunda-feira (28), o local fica próximo ao Terminal Pinheiros. A PM não registrou acionamento para o Terminal São Mateus.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) foi acionada e monitora os endereços. O protesto gerou aglomerações e filas nos pontos de ônibus. O trânsito nas vias próximas aos terminas também registra congestionamento.

Em nota, o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, negou que o sindicato tenha organizado o protesto. "Nos preocupamos com a integridade física dos trabalhadores e dos usuários de ônibus. Ainda não sabemos quais são as razões desta ação, mas é lamentável e repugnante qualquer ato de vandalismo. Já estamos vivendo tempos difíceis com a pandemia e ainda nos deparamos com marginais tirando a tranquilidade de quem quer trabalhar".

Por conta da movimentação, linhas foram desviadas. Por meio de nota, a SPTrans confirmou que ônibus municipais estão sendo alvo de vandalismo. Segundo a secretaria, guinchos das operadoras, em auxilio no local, já estão fazendo a remoção dos coletivos no Terminal Pinheiros.

A SPTrans informou que os desvios podem ser feitos pelos seguintes terminais:

Desvio alternativo nas linhas do Terminal Pinheiros:
637A/10 Term. Jd. Ângela - Term. Pinheiros
637A/21 Vl. Remo - Term. Pinheiros
637A/25 Piraporinha - Term. Pinheiros
637A/26 Term. Guarapiranga - Term. Pinheiros.

Últimas