Gripe

São Paulo Quase 470 UBSs abrem hoje em SP para atender pacientes com gripe

Quase 470 UBSs abrem hoje em SP para atender pacientes com gripe

Não é necessário agendar. Serviço foi ampliado devido ao número crescente de casos de pessoas com problemas respiratórios 

  • São Paulo | Do R7

Quase 470 UBSs abrem neste sábado (8) na cidade de SP para atender pacientes com gripe

Quase 470 UBSs abrem neste sábado (8) na cidade de SP para atender pacientes com gripe

Divulgação / Prefeitura de SP

As 469 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Paulo funcionam neste sábado (8), das 8h às 17h, para atendimento de pacientes com sintomas gripais. Não há necessidade de agendamento prévio. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o serviço foi ampliado devido ao aumento do número de casos de pacientes com problemas respiratórios.

Para tratamento dos casos de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) na cidade, foram disponibilizados 406 leitos do Hospital da Brasilândia, que está com 80% de ocupação, e 229 leitos do Hospital Guarapiranga, com 75% da capacidade preenchida. O número de leitos poderá ser ampliado de acordo com a demanda.

A síndrome gripal é caracterizada por quadro respiratório agudo, com pelo menos dois destes sintomas: febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou degustativos.

Alta na demanda

Em novembro, foram registrados 111.949 atendimentos de pessoas com sintomas gripais, 56.220 delas com suspeita de Covid-19. Em dezembro, houve 286.858 atendimentos, com 133.501 pacientes com suspeita de Covid-19. Já até o último dia 5, foram atendidas 57.351 pessoas com problemas respiratórios, 32.956 delas com suspeita de Covid-19.

Para conter os casos de influenza na capital, a secretaria retomou a vacinação contra a gripe. Também se ampliou a testagem para influenza nas 469 UBSs e foram contratados profissionais para auxiliar na triagem dos casos e instaladas 56 tendas em unidades para agilizar o atendimento aos casos de síndrome gripal.

Os testes de Covid-19 começaram a ser disponibilizados no último dia 5 nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), AMAs (Assistências Médicas Ambulatoriais)/UBSs Integradas, PSs (Prontos-Socorros) e PAs (Pronto Atendimentos).

O resultado dos testes RT-PCR sai em até 48 horas após o recebimento da amostra pelo laboratório, e o teste de antígeno, em 15 minutos.

Últimas