Rede privada terá que reportar testes de covid-19 ao governo de SP

Resolução da Secretaria de Estado da Saúde determina que laboratórios particulares notifiquem exames, sejam eles positivos ou negativos

Testes sorológicos também devem ser notificados à secretaria

Testes sorológicos também devem ser notificados à secretaria

Denny Cesare/Código 19/Folhapress

A partir desta segunda-feira (8), todos os laboratórios privados de São Paulo serão obrigados a notificar à Secretaria de Estado da Saúde testes de covid-19 que realizam, inclusive aqueles que tiverem resultados negativos.

O objetivo é ter um retrato mais fiel da realidade da pandemia no estado, já que os laboratórios particulares têm uma capacidade de realizar entre 25 mil e 35 mil testes por dia. A rede pública está habilitada para cerca de 8.000 testes/dia.

Além dos exames de PCR, que identificam o vírus na fase aguda da infecção, os testes sorológicos, que detectam que a pessoa já teve o contato com o coronavírus também devem ser reportados à secretaria.

"Agora, é fundamental ter essa informação e entender o percentual da população que tem o vírus ou que já teve contato com o vírus", explicou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patrícia Ellen.

Os estabelecimentos que não notificarem os testes realizados à secretaria vão ser punidos, alertou a secretária. "Isso não é uma recomendação, é obrigatória a informação desses dados."