São Paulo Regiões leste e sul de SP entram em estado de atenção para alagamento

Regiões leste e sul de SP entram em estado de atenção para alagamento

Imagens do CGE mostram atuação com até forte intensidade nos bairros do Jabaquara e Ipiranga na tarde deste domingo (24)

  • São Paulo | Do R7

Sudeste, leste e sul entram em estado de atenção para alagamentos

Sudeste, leste e sul entram em estado de atenção para alagamentos

Foto: RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo colocou as zonas leste e sul de São Paulo em estado de atenção para alagamentos neste domingo (24). A região sudeste entrou em estado de atenção às 14h38 e as leste e sul às 14h20 e 13h37.

De acordo com o órgão, áreas de instabilidade surgiram na zona sudeste. Imagens do radar do CGE mostram atuação com até forte intensidade nos bairros do Jabaquara e Ipiranga. A combinação de umidade e calor criam condições para novas formações de áreas de instabilidade. Devido à intensidade e velocidade de deslocamento há condições para formações de alagamentos.

A tendência para os próximos dias, de acordo com o CGE, é que o padrão atmosférico continue  indicando chuvas típicas de verão para a próxima semana. As chuvas ocorrem durante as tardes em função das temperaturas elevadas e da umidade disponível na atmosfera, gerando precipitação de até forte intensidade e mal distribuídas entre as regiões da cidade.

Em decorrência do solo encharcado pelas chuvas constantes dos últimos dias, o CGE alerta para a formação de alagamentos, quedas de árvores em função dos ventos, transbordamento de córregos e deslizamentos de terra em áreas de risco.

A segunda-feira (25) mantém as características atmosféricas dos últimos dias. Na madrugada, os termômetros na casa dos 20°C, sol entre nuvens no decorrer do dia e pancadas de chuva isolada entre a tarde e o início da noite por conta da chegada da brisa marítima. A temperatura máxima atinge facilmente os 31°C com percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 37%.

A terça-feira (26) vai começar com sol e céu com poucas nuvens.  Os termômetros no decorrer da madrugada devem registrar média de 20°C e ao longo da tarde a temperatura máxima chega aos 31°C, caracterizando mais um dia típico de verão em São Paulo. As nuvens carregadas que provocam chuva forte se formam rapidamente após o forte aquecimento em combinação com a chegada da brisa marítima.

Últimas