Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sabesp amplia programa de incentivo à redução de consumo de água em algumas cidades de SP

O aumento do programa ocorre diante de esgotamento do Sistema Cantareira

São Paulo|

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) ampliou o programa de incentivo à redução de consumo de água para municípios fora da região metropolitana de São Paulo.

A ampliação engloba Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista, Pinhalzinho, Piracaia, Vargem, Hortolândia, Itatiba, Jarinu, Monte Mor, Morumgaba e Paulínia, cidades operadas pela Sabesp e que fazem parte das bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jaguari, localizados na área de influência do Sistema Cantareira.

O aumento do programa ocorre diante de esgotamento do Sistema Cantareira, que nesta quarta-feira (28) exibia nível de 6,8% de volume normal aproveitável, desconsiderando o chamado "volume morto" de água que precisa ser bombeada para das represas para conseguir chegar às estações de tratamento.

Leia mais notícias de São Paulo

Publicidade

O governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou no dia 15 de maio que o volume do Sistema Cantareira tinha crescido em 18,5% com o início da utilização do volume morto.

Desde então, o nível de armazenamento de água do Sistema Cantareira, o mais importante conjunto de reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo, vem baixando. Nesta quarta-feira, o nível era de 25,3% ante 26,4% no dia seguinte ao início da captação do volume morto.

Publicidade

A ampliação do programa de desconto para cidades fora da região metropolitana vale para clientes residenciais, comerciais, industriais e públicos e terá validade para as contas emitidas a partir de junho de 2014 com vigência até o final deste ano, informou a Sabesp.

“Se crise se agravar, vou distribuir água com canequinha”, diz diretor da Sabesp

Publicidade

A empresa lançou o programa de incentivo à economia em fevereiro e no início de março deciciu ampliá-lo até o final do ano. No final de março, o programa foi estendido a todas as 31 cidades da região metropolitana atendidas pela companhia, sem incluir municípios do interior do Estado.

Em meados deste mês, o diretor financeiro da Sabesp, Rui Affonso, afirmou que a decretação neste momento de racionamento de água pelo lado da oferta na região metropolitana, instituindo rodízio de abastecimento de água entre bairros, seria "imprudente" e que a opção seria uma "operação de guerra".

A crise hídrica fez a companhia fazer contingenciamento de 900 milhões de reais em seu orçamento deste ano.

Segundo a Sabesp, mesmo "no pior cenário" o volume morto garante abastecimento de água à população até março do próximo ano.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.