Novo Coronavírus

São Paulo Saiba o que abre e o que fecha em SP no feriado de 12 de outubro

Saiba o que abre e o que fecha em SP no feriado de 12 de outubro

Alguns serviços ficam fechados em todo o país, como bancos e Correios. Rodízio municipal de veículos está suspenso na segunda na capital paulista

Agência Estado
Saiba o que abre e o que fecha na cidade de SP no feriado de 12 de outubro

Saiba o que abre e o que fecha na cidade de SP no feriado de 12 de outubro

Sebastião Moreira/EFE - 03.09.2020

Em razão do feriado nacional na próxima segunda-feira (12), alguns serviços ficarão fechados em todo o País, como os bancos e os Correios. O rodízio municipal de veículos também estará suspenso na segunda-feira na capital paulista.

Este é mais um feriado que ocorre em meio a pandemia do novo coronavírus e, por isso, as orientações sobre cuidados com aglomerações permanecem.

Leia mais: Grande SP e mais 5 regiões do estado passam para fase verde

O rodízio municipal de veículos estará suspenso na segunda-feira, inclusive para veículos pesados (caminhões). Por causa do feriado, também estarão liberadas as demais restrições existentes na cidade: Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões  e a Zona de Máxima Restrição aos Fretados. O rodízio será retomado na terça-feira (13), para placas finais 3 e 4.

Já o serviço de estacionamento rotativo (Zona Azul) irá operar conforme sinalização existente. Os horários de ativação estão dispostos nas placas de regulamentação de cada local.

Veja também: Cinemas, teatros e museus da cidade de SP reabrem neste sábado

No feriado, o atendimento será normal nos postos de venda em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes (das 6h às 22h). Já as lojas Augusta, Metrô Jabaquara e Santana estarão fechadas, bem como o Posto Central da São Paulo Transporte (SPTrans).

A recarga do bilhete único também pode ser realizada por meio de aplicativos. A lista com os aplicativos credenciados para a venda de crédito do Bilhete Único está disponível no site. Após a compra dos créditos, é possível recarregar o cartão nas máquinas automáticas ou nos validadores no interior dos coletivos.

A circulação dos ônibus na capital paulista no feriado será de 49% da frota operacional em relação aos dias úteis.

Leia ainda: Veja a agenda dos candidatos à Prefeitura de SP nesta sexta (9)

Parque urbanos, temáticos naturais e Unidades de Conservação

As medidas de segurança continuam válidas e os protocolos, como uso de máscaras e distanciamento social, devem ser respeitados em parques urbanos, temáticos naturais e unidades de conservação que já retomaram a visitação pública de forma gradual na capital paulista e no Estado de São Paulo.

Estarão abertos também no feriado, conforme horários previamente determinados que constam no site.

Detran.SP

Os postos de atendimento do Detran estarão fechados em todo o Estado de São Paulo. O funcionamento voltará ao normal na terça-feira.

Poupatempo

Na próxima segunda-feira, os postos do Poupatempo estarão fechados em todo o Estado de São Paulo. Na próxima terça-feira, o atendimento será retomado no horário habitual de cada unidade. Vale lembrar que o agendamento obrigatório para ser atendido pode ser feito pelo portal ou aplicativo Poupatempo Digital.

Fundação Pró-Sangue

Somente o posto Clínicas, que fica na avenida Enéas Carvalho de Aguiar, 155, Cerqueira César, estará aberto das 8h às 17h. Segundo a entidade, os demais postos abaixo permanecem fechados na segunda-feira.

A Fundação Pró-Sangue alerta para o baixo estoque de sangue e a importância da doação de sangue. "Os estoques dos tipos sanguíneos O+ e O-, e B+ e B- estão críticos. Já os tipos A+ e A- estão em alerta, e os grupos AB+ e AB- estão estáveis. Entre janeiro e setembro deste ano, as doações caíram cerca de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado, o que resultou em baixos estoques de sangue", disse, em nota.

A entidade orienta que o agendamento online seja feito pelo link.

Banco do Povo

A unidade da rua Boa Vista, centro da capital paulista, estará fechada. Em relação aos municípios, cada unidade obedecerá às determinações da sua cidade.

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos, agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Nos demais dias, o funcionamento não se altera.

"Internet banking, mobile banking, além de caixas eletrônicos podem ser utilizados para a maior parte das transações - como pagamento de contas, checagem de saldo e extrato, e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento", disse, em nota.

Correios

No sábado (10), o funcionamento permanece normal para as agências que já abrem neste dia. Não há funcionamento do serviço aos domingos e feriados. As agências dos Correios estarão fechadas e abrem somente na terça-feira e demais dias da semana para atendimento ao público.

Clima

Chove ainda na manhã de sábado no litoral norte, na Mantiqueira e nas áreas do Vale do Paraíba, mas na maioria das regiões do Estado de São Paulo não haverá chuva.

Na Grande São Paulo, na Baixada Santista, no litoral sul e no Vale do Ribeira, o dia começa encoberto e até com garoa, mas aos poucos o sol aparece, entre muitas nuvens, mas não chove.

Nas demais regiões do interior de São Paulo, o sábado é de sol e algumas nuvens, mas sem chuva. A presença de ventos frios de origem polar vão inibir o super aquecimento do ar.

O domingo será com predomínio de sol no Estado de São Paulo. No período da tarde de domingo ocorrem pancadas de chuva isoladas nas áreas do Vale do Paraíba e litoral, com risco de temporais isolados nas regiões que fazem divisa com Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Na Grande São Paulo, o domingo tem períodos com sol, muitas nuvens e temperatura amena.

Diferentemente da tempestade que atingiu a capital paulista nesta sexta-feira (9), o sábado começará com dia nublado, com possibilidade de garoa. Tarde tem previsão de sol. A máxima será de 24ºC. Já para o domingo, a temperatura deve chegar até 23ºC, com dia de sol entre nuvens.

Últimas