São Paulo Saiba o que funciona em São Paulo no feriado desta quinta-feira (3)

Saiba o que funciona em São Paulo no feriado desta quinta-feira (3)

Como data foi antecipada em março para conter a pandemia, os serviços municipais e o rodízio de veículos vigoram normalmente

Serviços estaduais sofrem alteração de horário, mas os municipais, não

Serviços estaduais sofrem alteração de horário, mas os municipais, não

Roberto Casimiro / Estadão Conteúdo / 29.03.2021

Os serviços municipais manterão funcionamento normal na cidade de São Paulo no feriado desta quinta-feira (3), por conta da antecipação da data para o combate à pandemia do novo coronavírus. A data foi computada no calendário da prefeitura no dia 26 de março. 

Rodízio

Com a antecipação do feriado de Corpus Christi, o rodízio municipal noturno para veículos de passeio também mantém o horário em vigor nesta quinta-feira e sexta-feira, das 21h às 5h, de acordo com o final da placa. O rodízio para caminhões também continua valendo das 7h às 10h e das 17h às 20h, de acordo com o final da placa.

Estão mantidos também o funcionamento da Zona Azul e o horário das restrições existentes na cidade: a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição aos Fretados).

Bancos

As instituições financeiras não abrem nesta quinta-feira. Por se tratar de um feriado nacional, não haverá expediente nas agências mesmo nas localidades em que o dia da celebração foi antecipado para outra data.

Como de costume, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, bem como os canais digitais e remotos de atendimento, como internet e mobile banking.

Vacinação da covid-19

Todas as unidades de Saúde ligadas à Prefeitura, como UBSs (Unidade Básica de Saúde) e AMAs (Assistência Médica Ambulatorial), funcionam normalmente, inclusive para aplicação das doses contra a covid-19. Para conferir os endereços disponíveis para vacinação, acesse o site da prefeitura.

Serviços estaduais

Na capital e em outros 12 municípios que anteciparam a data, as unidades do Poupatempo vão funcionar normalmente na quinta e na sexta-feira. A regra vale para Araçatuba, Araraquara, Araras, Bragança Paulista, Cotia, Diadema, Mauá, Piracicaba, Santo André, São Bernardo do Campo, Sorocaba e Taboão da Serra

Nas demais cidades do estado, o serviço não vão funcionar na quinta, e retoma o atendimento normal na sexta-feira (4).

CPTM, Metrô e EMTU

Metrô, CPTM e EMTU vão circular com intervalo equivalente aos de dia útil. As concessionárias ViaQuatro, que opera a Linha-4 Amarela, e ViaMobilidade, da 5-Lilás, vão monitorar a operação durante o feriado e fazer ajustes, se necessário.

Os passageiros podem embarcar com suas bicicletas no Metrô de segunda a sexta das 10h às 15h e das 21h até o final da operação. Já na CPTM, ViaQuatro e ViaMobilidade de segunda a sexta das 10h às 16h e após as 21h, e todos os domingos e feriados durante todo o funcionamento nas linhas de metrô e da CPTM.

Sabesp

Nesta quinta-feira, o atendimento aos clientes da Sabesp permanecerá normal no Disque Sabesp, no atendimento online e no Poupatempo das localidades que optaram por adiantar o feriado, em março. As agências de atendimento seguem fechadas devido à pandemia. A central de atendimento telefônico funciona 24 horas pelo número 195, atendendo casos emergenciais. A ligação é gratuita. O Disque Sabesp, pelo 0800 055-0195, funciona das 7h às 21h nos dias 3 e 4 de junho e das 7h às 16h em 5 de junho - no domingo (6), não há atendimento.

O Ganha Tempo Barueri e o Resolve Fácil Itapevi estarão fechados nos dias 03 e 04 de junho. As unidades do Descomplica continuam fechadas até nova determinação da Prefeitura de São Paulo.

Defesa Civil do Estado

A Defesa Civil do Estado de SP informa que manterá seu atendimento no feriado do dia 3 de junho por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888.

Bom Prato

A Secretaria de Desenvolvimento Social informa que os restaurantes da rede Bom Prato abrem normalmente no feriado de 3 de junho.

O governo prorrogou até 31 de julho a gratuidade das refeições para pessoas em situação de rua cadastradas pelos municípios. A rede oferece três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar) em todas as 59 unidades do Bom Prato, inclusive aos finais de semana e feriados.

Fazenda

Nas cidades em que vai haver feriado, os postos da Fazenda fecham na quinta (3) e reabrem na próxima segunda-feira (7). Nos municípios que anteciparam o feriado, como a capital, o expediente será normal na quinta e sexta-feira.

JUCESP

No feriado os serviços estarão disponíveis nos canais digitais Integrador Estadual  e www.institucional.jucesp.sp.org.br.

CDHU

A CDHU antecipou o feriado de Corpus Christi e irá funcionar conforme as regras da fase atual do Plano SP, sem atendimento presencial ao público.

Saúde

Os hospitais estaduais manterão o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros como nos setores de internação e centros cirúrgicos.

O Centro de Referência ao Idoso (CRI Norte) não abrirá na quinta-feira (3), retomando atendimento normal na sexta-feira (4). O Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG) na zona Leste manterá expediente habitual em todo o feriado.

Os postos de doação da Fundação Pró-Sangue também terão rotina diferenciada. O Posto Clínicas mantém funcionamento das 8h às 18h na quinta e sexta-feira, os demais trabalharão da seguinte forma:

Dia 03/06 (quinta-feira):
Posto Dante: das 8 às 13h00
Posto Mandaqui: das 8 às 16h30
Posto Osasco: das 8 às 16h30
Posto Stella: FECHADO
Posto Barueri: FECHADO

Dia 04/06 (sexta-feira):
Posto Dante: das 8 às 13h00
Posto Mandaqui: das 8 às 16h30
Posto Osasco: das 8 às 16h30
Posto Stella: das 8 às 16h00
Posto Barueri: FECHADO

Últimas