Novo Coronavírus

São Paulo Santos adota drive thru para fazer 10 mil testes rápidos de covid-19

Santos adota drive thru para fazer 10 mil testes rápidos de covid-19

Crescimento dos casos na Baixada Santista preocupa governo estadual. Região já é a segunda mais afetada do estado, atrás da Grande São Paulo

  • São Paulo | Do R7, com Agência Estado

Santos vai aplicar dez mil testes rápidos

Santos vai aplicar dez mil testes rápidos

GUILHERME DIONÍZIO/ESTADÃO CONTEÚDO -13/05/2020

Dez mil testes rápidos de covid-19 começaram a ser feitos em sistema drive-thru na cidade de Santos, no litoral sul de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (13). O centro de testagem foi montado na área externa do Mendes Convention Center. Se o exame der positivo, a pessoa é levada para outra área onde faz a coleta para o teste PCR. A ação contará com o trabalho de cerca de 100 profissionais de saúde do município.

Saiba como se proteger e tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

A Baixada Santista já é a segunda área mais afetada pela pandemia do coronavírus no estado de São Paulo, atrás apenas da região metropolitana da capital, o que já preocupa o governo.

O governador João Doria anunciou, nesta quarta-feira (13), o repasse de R$ 30 milhões a Santos, Praia Grande e Itanhaém para a abertura de 350 leitos, sendo 50 de UTI e 300 de enfermaria, para atender casos de covid-19. Os recursos estarão disponíveis a partir de amanhã.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, declarou que há uma "preocupação grande" e que o governo tem conversado com prefeitos do litoral para evitar sobrecarga no sistema de saúde.

"Um alerta que nós estamos dando ao longo das últimas duas semanas sobre esse crescimento na Baixada Santista." Santos é a quinta cidade do estado em número de casos confirmados de covid-19: 1.000 registros até ontem, com 67 óbitos.

Os municípios de Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Guarujá e Itanhaém têm, juntos, 963 casos confirmados e 139 mortes. Em todo o estado, são 51.097 casos, incluindo 4.118 óbitos.

Últimas